quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vênus, a deusa do amor

La Naissance de Venus, de Botticelli


Vênus, a deusa do amor
Regente de 2010

Quando Vênus foi dada por seu pai, Zeus, em casamento a Vulcano, a deusa do amor não demonstrou nem alegria, nem tristeza. Vulcano era um anão de aparência deplorável que vivia sob a terra. Vênus sabia que não adiantava ir contra a vontade4 de seu pai, portanto, não iria causar nenhuma crise. Claro que nem passava pela cabeça da caprichosa deusa ser fiel a um marido que não era de seu agrado...

A infidelidade de Vênus não se devia à sua inconstância afetiva, e sim a seu desejo. A vida precisa ser apreciada, bem vivida, saboreada. Ao contrário de Marte (um de seus amantes), ela não pretendia perder tempo em discussões e brigas. Sua passividade era apenas aparente. Por baixo do semblante ameno e adorável, havia um caráter feito de aço. Nela, ninguém nunca mandou.

Como regente dos signos de Touro e Libra, vemos Vênus por dois ângulos. Sob o ponto de vista de Touro, ela é a deusa que se encanta com os prazeres simples e possíveis: uma cama quentinha, chocolate, uma tarde deitada na grama sob o sol sem nada para fazer e ninguém pra atrapalhar...

Dizer que Vênus rege Touro é quase como dizer que ela rege a própria Terra. Ela tem uma relação muito estreita com o que é real - ou com o que seus sentidos percebem. Vênus em Touro quer agradar aos sentidos: uma boa música, aromas agradáveis, tecidos delicados para seu tato, um belo prato saboreado sem culpa e gente linda.

Em Libra, Vênus procura o ideal - como tudo poderia ficar ainda melhor. Enquanto em Touro Vênus confia em seus sentidos, em Libra ela usa sua intelectualidade para viver melhor. É em LIbra, o signo da diplomacia e da justiça, que Vênus compartilha tudo o que desfruta em Touro. É em Libra que Vênus tenta ensinar ao mundo o que é bom e o que é melhor: o que é bom para todos.

Se o ano de 2010 tiver as influências de Vênus bem aproveitadas, saberemos distinguir bem quando o orgulho e o revanchismo atrapalham nossa felicidade. Vênus vai nos ensinar, acima de tudo, que a vida é feita de prazeres. Tudo está no nosso foco. Manter nossa atenção no que não é satisfatório pode gerar nada mais do que infelicidade. Claro que precisamos de incentivo para conseguir tudo aquilo que não temos, mas vamos ver o que já nos aconteceu de bom. Vamos ver o que já conseguimos. Vamos olhar o que há de bonito na vida.

Contando com nossa bela Vênus para influenciar este ano, as artes podem sofrer mudanças no sentido de refinamento. Vênus não aceita "trabalhos toscos" - arte sem capricho. Podemos ter um tipo de música mais romântica e menos barulhenta. A diferença entre melodia e barulho fica bem clara sob a luz de Vênus.

Saturno deve fazer este ano um pouco mais difícil para os casamentos. Em compensação, Saturno sempre foi um planeta organizador. O grande número de divórcios poderia ser resultado da falta de comprometimento que as pessoas estão tendo com a instituição do casamento. Isso é até possível, mas não devemos esquecer que o divórcio é, na verdade, uma conquista. Quantas mulheres e homens passavam a vida atrelados a um casamento infeliz, sabendo que estavam proibidos de abandonar seus lares.

A verdade é que quem não lutar por seu amor e não souber amar vai acabar perdendo este aspecto de sua vida. A solidão está aí, não como uma punição, mas como algo que vai nos ajudar a entender o que faz uma vida a dois e os motivos de tentarmos estabelecê-la. Um casamento ou uma simples união não pode acontecer por medo da solidão ou para garantir um status social. Ela precisa ser a resposta natural de duas pessoas que se amam. Por isso, e pela facilidade com que as pessoas esquecem essa lição, muitos relacionamentos podem não sobreviver a este ano. Infelizmente, nem Saturno, nem Vênus aceitam nada menos que o melhor - só o melhor.

Enquanto passamos pelas duras lições de Saturno, Urano, regente de Aquário, passa para Peixes. Isso vai ajudar ainda mais o terrenos das artes, principalmente da música. Estamos vendo o alvorecer de uma nova influência. A revolução que nos espera - porque Urano causa justamente isso, revoluções - acontece bem abaixo da superfície. ELa vai existir em camadas mais profundas na nossa psique, do nosso sentimento. É bom que Vênus esteja regendo este ano de começos.

Precisamos nos preparar para o belo e para acreditar que merecemos o melhor. Merecemos, sim, o melhor no nosso ponto de vista, o melhor no que nos diz respeito - e nada menos que o melhor.



BALAN, Patrícia. In: Previsões para o Amor 2010. São Paulo: Editora Modus, 2009.

Um comentário: