quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guia Essencial da Bruxa Solitária



GUIA ESSENCIAL DA BRUXA SOLITÁRIA

Por Bruno Matsushita



Um clássico da literatura pagã, Guia Essencial da Bruxa Solitária (Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner), de Scott Cunningham, traduzido no Brasil por Cláudio Quintino, pode ser considerado o principal livro sobre a prática solitária da Bruxaria Wicca contemporânea.

Escrito de forma simples e acessível, este livro é indispensável a todos os praticantes wiccanianos que desejam conhecer os fundamentos mágicos da religião Wicca, a estrutura dos seus rituais e os ritos de sabats e esbats.

O livro é dividido em três partes: Teoria, Prática e O Livro das Sombras das Pedras Erguidas.

Na teoria, Scott trabalha os pontos básicos da Wicca, como origens, influência do Xamanismo na religião, divindades, instrumentos mágicos, estrutura dos rituais e sabats. Na prática, o autor discorre sobre a autoiniciação, planejamento de rituais e também apresenta alguns exercícios de Magia para desenvolvimento psíquico e sensibilização do corpo para captar essas influências energéticas. No livro das sombras, temos diversos rituais de sabats, esbats, receitas, uma listagem com as principais ervas e suas correspondências, propriedades energéticas dos cristais e um estudo sobre magia com runas – letras do antigo alfabeto teutônico que são dotadas de poderes mágicos e auxiliam nas práticas mágicas e técnicas divinatórias.

Ficha Técnica
Título: Guia Essencial da Bruxa Solitária
Título original: Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner
Tradução: Claudio Quintino
Editora: Gaia
Ano de publicação: 1998
Número de páginas: 247
Formato: 16x23cm
ISBN: 85-85351-68-3

Guia Essencial da Bruxa Solitária é uma excelente leitura para quem está começando a trilhar o antigo caminho da Bruxaria e uma re-leitura dos fundamentos básicos wiccanianos. Abaixo, um trecho do Livro de Sombras das Pedras Erguidas.


-------- )o( --------


O Livro de Sombras das Pedras Erguidas

Palavras para os Sábios...

Ó filhas e filhos da Terra, adorai a Deusa e o Deus e sejam abençoados com a plenitude da vida.

Saibam que Eles lhe trouxeram estes textos, pois aqui estão nossos caminhos na Wicca, para servir e satisfazer os guardiões da sabedoria e da sagrada chama do conhecimento. Pratiquem os ritos com amor e alegria, e a Deusa e o Deus os abençoarão com tudo de que precisam. Mas os que praticarem magia negra conhecerão Sua imensa fúria.

Lembre-se de que você pertence à Wicca. Não mais caminha pelas trilhas da dúvida. Você segue pelo caminho da luz, subindo de sombra em sombra aos mais altos domínios da existência. Mas apesar de sermos os portadores de verdades, outros não desejam compartilhar de nosso conhecimento, portanto celebramos nossos ritos sob céus enluarados envoltos em sombras. Mas somos felizes.

Viva plenamente, pois este é o propósito da vida. Não se afaste da existência terrena. Dela crescemos para aprender e entender, até que renasçamos para aprender mais, repetindo este ciclo até que subamos pela espiral que leva à perfeição e possamos finalmente chamar a Deusa e o Deus de semelhante.

Caminhe pelos campos e bosques; refresque-se com os ventos frescos e o toque de uma flor. A lua e o sol cantam nos antigos locais silvestres: a praia deserta, o deserto árido, a cascata ribombante. Somos da Terra e devemos reverenciá-la, portanto honre-a.

Celebre os ritos nos dias e nas estações apropriados, e chame pela Deusa e pelo Deus quando o momento chegar, mas utilize o Poder apenas quando necessário, e não para fins frívolos. Saiba que usar o Poder para o mal é uma corrupção da própria Vida.

Mas para os que amam e multiplicam o amor, a riqueza da vida será sua recompensa. A natureza celebrará.

Ame, pois, à Deusa e ao Deus, e não prejudique ninguém!


CUNNINGHAM, Scott. Guia Essencial da Bruxa Solitária. Tradução de Claudio Quintino. 5a edição. São Paulo: Gaia, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário