sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Biografia: Scott Cunningham


SCOTT CUNNINGHAM

Por Raven Grimassi

Scott Cunningham (1956-1993) foi um wiccaniano e um autor popular de mais de quinze livros sobre Wicca e assuntos relacionados. Ele foi uma chave singular na abertura da Wicca para a prática solitária, fazendo com que grande quantidade de informações fosse disponível para aqueles que procuravam pela Arte. Seus ensinamentos focalizaram-se no encorajamento das pessoas a empregar qualquer que fosse o trabalho em suas práticas espirituais, religiosas, mágicas e rituais.

Cunningham foi um excelente herbalista e produziu diversos livros tratando sobre as ervas, incluindo Magickal Herbalism e Cunningham’s Encyclopedia of Magickal Herbs (Llewellyn Publications, 1982, 1985). Seus livros sobre a Wicca conduziram a um sólido aumento na popularidade de Scott e ele tornou-se um dos mais renomados autores wiccanianos de seu tempo. Sua distinção foi instrumental na influência das mudanças que aconteceram nomovimento wiccaniano durante a década de 1980. Devido a sua influência, a religião wiccaniana originalmente saiu das mãos dos iniciados e foi para a arena pública, e muitas tradições ecléticas foram formadas como resultado disto. Cunningham, apesar de ser essencialmente um wiccaniano com estilo próprio, foi iniciado em diversas Tradições instituídas da Arte. Em 1980, ele foi iniciado na Tradição Aridiana e empreendeu um estudo de Bruxaria e Magia de Raven Grimassi. Scott também foi iniciado em duas outras Tradições em 1981: a Tradicional e Reorganizada Ordem da Wicca Gwyddonica e a Antiga Tradição Picto-Gaélica. Adicionalmente, Cunningham foi um iniciado da Wicca Americana Tradicionalista. As vendas de seu livro mais bem sucedido, Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner* (Llewellyn, 1988), alcançou a marca de vendas de 500.000 cópias em 2003.

Os repentinos ataques de problemas de saúde começaram a impedir as aparições de Cunningham, e depois de suas obras literárias. Em 1983, Scott foi diagnosticado com linfoma, uma forma de câncer, e depois em 1990 contraiu meningite criptococácea. A saúde de Cunningham continuou a decair enquanto ele sofria de infecções oportunistas relacionadas com sua doença inicial. Em 28 de março de 1993, Scott deixou este mundo para ir em direção ao próximo.


* Publicado no Brasil sob o título "Guia Essencial da Bruxa Solitária". Clique aqui para ver a crítica e ler um trecho da obra.


GRIMASSI, Raven. Enciclopédia de Wicca e Bruxaria. Tradução de Marcelo Giusepp Lechinski. São Paulo: Gaia, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário