quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Programa Supra Sumo

Gather Ye Rosebuds while ye may, de John William Waterhouse


As bruxas sempre estiveram no imaginário popular. Feitiços, poções, caldeirões e voos em vassouras turbinadas em plena Lua Cheia sempre estiveram relacionados às bruxas. Infelizmente, em especial na Idade Média, um período sinistro quando a gente começou a andar pra trás, a Bruxaria sofreu ataques do clero e, desde então, foi associada ao mal e aos demônios.

Hoje em dia a Bruxaria Wicca é algo comum, tão comum que já é citada em livros, novelas e encontramos várias revistas sobre o tema em qualquer banca de revista. O motivo é simples, nunca tivemos tanta liberdade quanto temos hoje! Depois da Revolução Industrial vivemos tempos malucos e a Wicca nos faz pensar sobre nossas atitudes, tornando-nos mais conscientes, e visa resgatar o equilíbrio através da união com as forças da natureza. Nós, bruxos, fazemos rituais para nos unir à natureza, celebramos as estações do ano, as mudanças da Lua e também atraímos amor, prosperidade e proteção com rituais que podem ser feitos por qualquer um – desde que tenham o conhecimento necessário.

Os rituais sempre foram uma das principais causas que atraem as pessoas à Wicca. Dentro da Bruxaria Wicca nós praticamos Magia Natural. Sem sacrifícios, sem demônios, sem pecados ou com medo de um Deus furioso jogar raios em nossas cabeças, nossos rituais utilizam elementos da natureza – ervas, cristais, incensos e velas. A Magia dentro da religião Wicca é tida como normal, pois trabalhamos com as forças da natureza. A Magia é uma ciência, independe de religião para surtir efeito, e, portanto, qualquer um pode praticá-la. Hoje aprenderemos a fazer alguns rituais para amor, prosperidade e proteção.

A Wicca é uma religião pagã que está em franco crescimento no Brasil e tem origens nas tradições do povo celta. Na Wicca honramos uma Deusa e um Deus, que personificam todas as coisas da natureza, e sempre buscamos o equilíbrio. A Wicca não é uma religião onde apenas mulheres podem participar, a mulher tinha um papel importante dentro da cultura céltica, mas o povo celta não era matriarcal (uma sociedade governada por mulheres), era matrifocal (o foco da sociedade era a mulher), mas homens e mulheres conviviam em pleno equilíbrio. A Wicca também não é uma religião satanista, uma vez que suas raízes são mais antigas que a cultura judaico-cristã e, portanto, é impossível que o Deus cultuado em nossa religião tenha ligação com a personificação do mal naquela tradição. Outro equívoco muito comum também é a crença de que bruxas fazem sacrifícios em seus rituais... Mentira! As bruxas são contra toda e qualquer forma de sacrifício, pois temos uma filosofia de respeito e amor à natureza, nós abominamos qualquer tipo de sacrifício, uma vez que honramos a Deusa e o Deus da vida – é uma ofensa oferecer uma coisa morta aos deuses da vida!

Hoje, a Bruxaria Wicca tem atraído especialmente jovens, pois é uma religião que prega a liberdade. Dentro da Wicca, você pode expressar sua religiosidade da maneira que bem entender, desde que não prejudique ninguém (esse é um dos principais dogmas da religião). A Wicca também não faz julgamentos de cor, idade, opção sexual, gosto musical ou limite do cartão de crédito, todos são bem-vindos e aceitos como são.

As bruxas hoje não usam apenas preto e não têm verruga no nariz, pelo contrário, também usam jeans, camiseta e tênis e são pessoas bem humoradas, equilibradas e estão por toda parte. Todos nós temos uma bruxa interior, ela só precisa ser despertada! E nós a despertamos quando ouvimos nossa intuição e praticamos nossos rituais.

Estamos em outubro e o Halloween, o Dia das Bruxas, se aproxima. Essa é a principal festividade religiosa da Wicca. Os costumes religiosos se perderam em meio a doces e fantasias, mas para os antigos povos celtas e para as bruxas, é um período de abertura de portais, onde fadas e o espírito de nossos antepassados podem nos visitar, por isso costumamos fazer grandes festas de Halloween. A morte para os celtas não era encarada com um luto silencioso, era encarada como um rito de passagem para uma outra vida, em um outro lugar. As fantasias são usadas para confundir e espantar os maus espíritos que também visitam nosso mundo nesse dia. Nós podemos aproveitar a energia do dia de Halloween para fazer nossos rituais. Ensinarei três rituais no programa de hoje:


Ritual para Atrair o Amor

Esse ritual nos ajuda a encontrar um amor. Você precisará de uma vela rosa, um incenso de canela e um óleo de rosas (se você quer atrair um homem) ou almíscar (se você quer atrair uma mulher). Acenda o incenso. Pegue a vela rosa e imante-a com o óleo com a mão que escreve, de cima para baixo, mentalizando a pessoa ideal – não mentalize uma pessoa específica, mentalize as qualidade que procura em uma pessoa, pois dentro da Bruxaria não devemos mexer no livre arbítrio alheio. Acenda a vela em um castiçal ou lugar seguro (se você colocar foto na casa, além de matar todos os bruxos da cidade de vergonha, eu finjo que não te conheço!) e mentalize as qualidades da pessoa que deseja encontrar por pelo menos dez minutos por dia. Apague a vela sem assoprar e acenda-a todos os dias, sempre no mesmo horário. Comece o ritual numa sexta-feira de Lua Cheia.


Ritual para Atrair a Prosperidade

Esse ritual é para quem deseja dar um up no lado financeiro. Você precisará de uma vela verde, incensos de cravo, um alfinete novo, óleo de laranja e uma cédula de dois Reais. Acenda o incenso e entalhe na vela um cifrão. Imante a vela com o óleo, com a mão que escreve e de cima para baixo, mentalizando tudo o que você fará quando tiver o dinheiro. Visualize com a máxima riqueza de detalhes que puder e sinta como se já tivesse recebido todo o dinheiro, como se seu ritual já tivesse dado certo. Coloque a cédula perto da vela e acenda-a em um local seguro. Deixe a vela queimar até o fim e guarde a cédula em sua carteira. Faça o ritual a cada três meses, sempre com uma cédula diferente (a antiga deve ser doada a alguém que necessita), para manter a energia da prosperidade fluindo em sua vida.


Ritual de Proteção

Às vezes não tem jeito, a gente se sente cansado, a comida estraga facilmente, o leite ferve, a gente perde a circular e tudo parece dar errado... Esses podem ser sintomas de enfeitiçamento, para acabar com isso, tome um banho de alecrim ou sálvia e depois acenda incensos de lótus e velas brancas à sua volta, mentalizando uma luz violeta que envolve todo seu corpo. Esse ritual é simples, porém muito eficaz, pois limpa nosso corpo e forma uma aura de proteção a nossa volta.


Se você gostou de conhecer sobre a Wicca, tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, vocês podem visitar o blog do grupo de Wicca aqui de Maringá ou mandar:

blogdosquatroventos.blogspot.com

brunomatsushita@yahoo.com.br


(Trecho da pauta da gravação do programa Supra Sumo, com Flávio Mantovani, que acontecerá no dia 15 de outubro de 2009. Em breve, outras informações e o vídeo do programa exibido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário