segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Devolve meu signo!

DEVOLVE MEU SIGNO, SEU ASTRÔNOMO DOIDO!

Patrícia Balan


Não, os signos não saíram do lugar e nem abandonaram ninguém...

Parece coisa de Mercúrio retrógrado mesmo, mas não passa de mais uma estação de caça à credibilidade da Astrologia. Há alguns artigos publicados com o cerne de que, por conta da nova descoberta a Astrologia seria ainda mais imbecil do que imaginava-se. Pois como é que uma coisa tão frágil, que pode mudar de definição da noite para o dia, pode ter alguma credibilidade?

Incrível mesmo é o bafafá que a coisa está fazendo desta vez. A constelação de Ophiuchus (o novo signo) já é conhecida desde 183 dC. O próprio Ptolomeu já desconfiava da existência desta constelação e desconsiderou respeitosamente seu efeito como signo solar.

Vamos deixar uma coisa bem clara: signo solar é uma coisa, constelação é outra!

Acontece que Ptolomeu também não foi o primeiro astrólogo da História. Todas as civilizações antigas trabalhavam com pontos Cardeais e desconsideravam estrelas fixas.

Gente, isso é matemática. Se você quer saber como um objeto móvel afeta outro, você tem que escolher um destes objetos para ser o ponto fixo, o centro para calcular os ângulos, os lugares geométricos. Claro que este centro tem a ver com o ponto do OBSERVADOR. O que a Astrologia faz é, ao invés de colocar este centro na Terra, que gira em torno do Sol - esse assunto também já deu o que falar, mas, pelo menos este já foi resolvido - colocamos a ponta seca do compasso no Sol, e daí resolvemos onde ficam os graus cardinais: 0º, 90º, 180º e 270º. Não entendeu? Pois eu vou dar outros nomes para estes graus: Norte, Leste, Sul e Oeste respectivamente. Dããããã...

Mas não haveria motivo de marcar simplesmente pontos cardeais que não tivessem nada a ver com acontecimentos na Terra. Por isso estes pontos cardeais correspondem aos equinócios das quatro estações. Primavera, Verão, Outono e Inverno. Porque começar pela primavera, e não pelo Verão, que é logo a primeira estação que a gente encara no ano?

Acontece que a Astrologia é menos burra do que o Calendário Gregoriano e que qualquer astrônomo. Se você tivesse que fixar um ponto para ser o COMEÇO você fixaria a estação quando tudo torra, quando as folhas caem, quando o gelo cobre tudo ou quanto as florezinhas brotam do chão? Ok, o começo é a primavera, tá bom assim?

E qual é o signo que marca o equinócio da Primavera? Áries. Depois vem o solstício de Verão com Câncer, Libra com o equinócio do Outono e Capricórnio com o solstício de inverno. Existe signo que tenha mais a ver com começos do que Áries? Um que promova mais calor que Câncer? Um signo de elemento Ar que tenha mais a ver com limpar o velho e seco que Libra? Qual signo é mais frio que Capricórnio? E sabe do que mais? Qual é o ritmo destes signos? Ritmo, aquela história de mutável, fixo ou... CARDINAL! Estes signos são chamados cardinais por um motivo, né, gente? Eles marcam inícios de estações.

Daí a achar que uma constelação a mais vai fazer com que a gente tenha que dividir uma circunferência de 360º por um 13, um número primo, que vai dar uma dízima periódica, é algo de uma cabeça astronomicamente mala. Gente, tem mais constelação no universo, tem astro sendo descoberto todo santo dia. Eles FAZEM parte de nossas análises e estudos astrológicos, mas eles precisam de tempo para que haja um laboratório, um estudo para ver suas influências na Terra. Foi assim com Urano, com Netuno, com Plutão e até com Éris.

Para quem está curioso, a constelação de Ophiuchus está contida na passagem do Sol por Sagitário. Ophiucus é o portador da serpente, seria a constelação dada a Asclepius, deus da medicina. Muitas vezes o símbolo é confundido com o caduceu, bastão com duas serpentes de Mercúrio, regente de Gêmeos - signo oposto a Sagitário. Ah, Mercúrio ladrão! Foi ele quem afanou o lugar de Ophiucus no Zodíaco!!!

Brincadeiras à parte, quando a gente quer desacreditar alguém, precisa conhecer melhor o trabalho a ser desacreditado. Este bafafá todo só aconteceu porque as pessoas procuram os efeitos mágicos da Astrologia sem conhecer nada, nada de seus fundamentos. É o fim do mundo antes de 2012!! Um monte de sites pilantras estão oferecendo um cálculo para a pessoa conhecer seu novo signo.

De década em década essa balela astronômica aparece, mas desta vez temos a internet para disseminar a confusão.

Gente, o céu acima de nós é muito lindo, mas ele é só um retrato do passado. Cada estrela que vemos mandou seu brilho em um momento do tempo e do espaço. Acontece que estamos vendo a mensagem agora junto com tantas outras. O que realmente importa é o ponto de vista, o referencial. O seu lugar no universo e a SUA percepção das coisas. Você acha mesmo que mudou de signo? Está se sentindo diferente?

Há muito tempo atrás os astrônomos eram perseguidos por questionarem a lógica ruim disseminada pelas tradições de sua época. Hoje, parece que querem ir à forra caçando bruxas como seus antigos perseguidores. Isso é feio e inútil. Eles estudam os astros fixos, com sua rotação no universo, é claro, como tudo o que vai parar no espaço. A Astrologia estuda os efeitos dos astros que passam pelo Zodíaco que tem centro em nosso Sol. Há um tempo de Áries, Touro, Gêmeos, etc. assim como há tempo para cada estação.

Mas algo de bom aconteceu disso tudo. Ver a Astrologia como algo que produz respostas prontas, efeitos mágicos e soluções imediatas é tão equivocado quanto vê-la como uma superstição ridícula sem base nenhuma na realidade sem estudar suas bases. O quanto será que mudamos desde a Era de Trevas, onde qualquer questão era proibida, para a Era da Internet, quando qualquer questionamento é perda de tempo, por mais que o Google ajude?

Assim, a preguiça e a calúnia dão os braços para o empobrecimento mental, que segundo Franz Bardon, é o mesmo que empobrecer o espírito. Mas isso é um outro post.

Beijos e parem de consumir besteira por aí!

Só para garantir, vão aí outras fontes:

Astrodienst, o site mais completo que eu conheço.
Personare, outro site muito legal.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Amor + Mercúrio




AMOR + MERCÚRIO
Como funciona essa soma?

Por Patrícia Balan


Mercúrio não é o planeta que mais inspira amores intensos e relacionamentos com juras de cumplicidade eterna. Mercúrio é um moleque curioso, planeta que tem seu domínio no curioso signo de Gêmeos. Como é que nós vamos conseguir manter relacionamentos com tanta curiosidade e tanta vontade de experimentar coisas novas? Sim, porque é isso que Mercúrio vai inspirar em nós.


Amor – Drama

Pode não ficar muito bonito quando se olha de longe, mas alguns casais acabam agindo como irmãos depois de algum tempo. Mas vamos deixar isso bem claro: eles agem como irmãos enquanto há gente olhando. Atenção, namoradinhos, que gostam de dar espetáculos em parquinhos e veículos coletivos: quatro paredes foram inventadas por um motivo. Sabem do que mais? Existe um tipo de comportamento chamado histeria. Não tem nada a ver com gritar, mas tem a ver com chamar atenção de quem está perto. Alguns amantes adoram dar espetáculos de carinho e sensualidade enquanto tem um monte de gente testemunhando o namoro deles, mas quando estão entre quatro paredes, o desempenho cai significamente. Por quê? Não tem público para provar que vocês dois são um casal rente que nem pão quente.


O Brasil é mesmo um país sensual, mas isso não nos obriga substituir a conversa, a convivência comum por beijos apaixonados e grudentos. Se vocês estão nessa fase tão chiclete, fiquem em casa! Juro que não sou uma madre superiora preocupada com a educação precoce das criancinhas que andam no metrô, mas acontece que já vi esse filme várias vezes, sem falar que o comportamento é perfeitamente previsível do ponto de vista astrológico. A lógica é simples: lá estão os dois no maior agarramento, chamando a atenção porque a humanidade é assim mesmo. Na hora que um dos dois abre o olho, cedo ou tarde, vai dar de cara com alguém do sexo oposto apreciando o espetáculo. Qual é a resposta imediata? Esta pessoa está olhando para o meu bem!


Claro que o povo olha com inveja mesmo. Não é justamente para isso que o espetáculo está sendo dado? O mais importante, se a escolha for dar show mesmo, é não arrumar briga com o outtro porque "quem era aquele cara te olhando?", "o que aquela mulher queria contigo? Ela fez um sinal que eu vi!". Tudo bem que esses dramas sempre fizeram parte da nossa cultura sensual, desinibida e um tanto primitiva, se me permitem o termo. Este ano traz uns paqueradores mais descarados e mais desinibidos ainda. As brigas aumentam, o drama aumenta, o estresse aumenta e o amor pede licença e toma um avião para a Inglaterra!


Amor + Conversa

A palavra de ordem nas conversas será igualdade de direitos. Não estamos falando de nada caricato como colocar uma mulher para cortar lenha e exigir que o homem faça depilação todo mês. Saturno está em Libra dificultando, mas também revitalizando alguns relacionamentos. Algumas conversas podem partir para a grosseria, sim. Isso vai acontecer com as pessoas menos preparadas, porque Saturno pega pesado nos assuntos do signo em que está. Libra é o signo da justiça, da igualdade, das alianças e parcerias. Por conta de tudo isso, ele é conhecido como signo do amor. Só que quem conhece Libra sabe que este é um signo que trata do amor ideal, o amor como deveria ser na realidade, mas que a gente só vê nas novelas.


Um amor de Libra normalmente pede algum investimento financeiro, porque o champanhe, as roupas bonitas, a mobília limpinha e brilhando toda enfeitadinha de rosas vermelhas faz parte do pacote. Ora, custa alguma coisa faze um charme para você e seu amor namorarem em um ambiente bonitinho? Bem. Talvez custe. As rosas estão custando os olhos da cara! Bom, já que elas custam os olhos da cara, compre só duas! Um gesto bonito já vai dar um rumo melhor ao relacionamento.


Depois de ajeitar o cenário, podemos ajeitar a conversa. Quem tem um pouco de juízo sabe que nem todas as verdades devem ser ditas. Se for extremamente necessário, elas devem ser ditas de uma maneira muito sutil e embelezada. Saturno em Libra não vai ajudar nadinha, mas é justamente por isso que é importante tentar. Se você conseguir ser agradável com seu amor durante este período de dificuldade na cortesia e nos agrados, sua vida amorosa mudará para sempre. Você terá aprendido a lição mais difícil no momento mais difícil. Quando os tempos fáceis chegarem, daqui a uns dois anos, porque Saturno vai demorar a se mexer, você vai saber como ninguém usar seus encantos.


Se você não conseguir, tente pelo menos pedir desculpas com jeitinho. Mostre a revista e coloque a culpa em Saturno. Sei lá! Pode ser que funcione...


Amor + Carinho

Tenho que admitir que dos deuses do Olimpo, Mercúrio não é o mais romântico. Pelo contrário. Mercúrio inspira um namoro de criança. Na morados de longa data já devem ter experimentado, ou feito, aquelas brincadeirinhas em que um fica xingando ou irritando o outro só de farra, porque isso é muito divertido. Nas tirinhas de Calvin podemos ver como o garotinho namora: "Ei, Susie! Você é tão feia que sua mãe tem que colocar um saco de papel na sua cara para te dar um beijo de boa noite!". Ah, o amor juvenil... Que bom que ele passou!


Por via das dúvidas, peço às meninas que evitem perguntar aos seus amores se a roupa deixa vocês gordas. Eles provavelmente vão dizer que "não, a culpa não é da roupa". Para quem tem senso de humor para isso, ótimo. Eu sinto muito se escrevo uma matéria de maneira escorpiana. Eu só acho que amor poderia ter uma distinção maior do tratamento que você dá aos colegas de trabalho ou aos parceiros no futebol.


Nem tudo está perdido. A partir do meio do ano já teremos Júpiter entrando de vez em Touro, signo que entende muito bem a diferença entre amiguinho, colega, namorado e amor da sua vida. Júpiter é um planeta que incha as qualidades do signo em que ele está. Qualidades taurinas incluem o valor das sensações, beijos mais longos e mais sensuais. A palavra sensual nesse caso vem de sentir. Touro é um signo que nos inspira a saborear os beijos, os cheiros, a pele e a presença do outro na nossa vida. Talvez não seja coincidência que se trate de um signo um pouco tímido no que diz respeito às carícias em público. Ele não vai querer interromper o processo só porque o metrô chegou na estação de vocês. O ato amoroso não deve ser feito com pressa e nem com outras condições. Touro é capaz de dar atenção total ao outro, mas exige nada menos que isso.


Se Júpiter conseguir inspirar um pouco desse romantismo num ano de Mercúrio, o resultado pode ser muito agradável. Imagine um namoro sem dramas, sem cobranças, cheio de carinho e companheirismo com uma boa dose de senso de humor como tempero. Ele certamente é um bom substituto para o ciúme. Este último certamente é um tempero mais forte, mas costuma fazer mal para o estômago, para a pele e para a autoestima.


Para todos que estão namorando, ou que ainda estão procurando seu amor, o conselho é o mesmo: nada de medo da solidão. Há sempre um grande amor, cheio de alegria e bons momentos esperando por você. Ficar parado em uma situação ruim só se você resolveu ficar de castigo por puro esporte. O ano está pronto para te trazer felicidade. Não é para quem merece, não é para quem tem sorte: é para quem não aceita nada menos do que o melhor.




Extraído da revista Previsões para o Amor 2011, Editora Escala.


A astróloga Patrícia Balan é autora de livros como Horóscopo na Lata, Como Amam os Signos e já completa dez anos fazendo a revista Previsões Astrológicas - Amor. Suas matérias e consultas podem ser encontradas em seu blog: AstroPati e as previsões diárias no site Alcatéia.

Previsões para Fevereiro



Previsões para Fevereiro de 2011


Por Patrícia Balan



Neste fevereiro, Marte vai estar conjunto ao Sol. Isso é quase com querer dizer que querer é poder. Claro que seria uma verdadeira maravilha se as coisas fossem simples assim, mas não é. Temos outros impedimentos neste período como Saturno em Libra. Ele pode fazer o trígono que quiser com Sol e Marte, mas o aspecto só vai significar que é preciso ter muita disciplina e diplomacia para se divertir neste mês. Se for preciso aturar um colega chato para ter a chance de andar de iate uma vez na vida, faça isso. Nem todo mundo é chato o tempo todo e não é possível que você não seja chato nunca. Ninguém é perfeito, então é melhor começar a ser tolerante com as pessoas que realmente valem a pena.

Mas que coisa feia essa de só fazer agrado para quem pode dar alguma compensação em troca de tolerância. Pois é. As coisas não estão para Peixes quando se trata de dar um valor mais profundo para as amizades. Vênus está quase pulando no pescoço de Urano, fazendo uma quadratura muito mal-humorada dizendo que o verdadeiro valor está em progredir, brincar e oferecer algo aos amigos, como toda Vênus em Sagitário faria. Pois bem, Urano continua nos últimos graus de Peixes trazendo novas ideias sobre como ser tolerante e empático com pessoas mais excluídas, mas em fevereiro, época de festas, isso parece mais é ciência de foguete.

O clima de Carnaval já começa com Júpiter acertando o passo nos primeiros graus de Áries, onde já está há muito tempo, mas de onde não chega mais a retrogradar. Sua última passagem por Peixes foi em janeiro e essa foi a última chance que os coitadinhos tiveram de cair de novo em pauta. Agora a vida pertence aos que tem uma atitude muito positiva diante da vida. E, para variar, ninguém está com pena de ninguém.

Mas a vida não é só ser implacável. Netuno está em Aquário promovendo novas amizades. Aquário é um signo que permite grupos de excluídos se transformarem nas coisinhas mais quentes do momento. Ué! Ninguém nunca ouviu falar do movimento “emo”? Antes de serem as estrelas da série “Crepúsculo” eles eram pessoinhas deprimidas e sem tribos. Pois todo mundo vai poder aproveitar e formar sua tribo como quiser. Vista-se de preto, colorido, roxo wicca ou o que for. Sempre vai ter uma turma te esperando!


ÁRIES

Como todos os signos, Áries está passando por algumas mudanças. Estas mudanças estão acontecendo de maneira muito sutil. Para Áries, elas envolvem sua vida profissional. Este é o momento de começar a pensar em um curso que vá ajudar sua carreira.

TOURO

Os investimentos já estão com sinal verde para acontecer. Touro já está podendo colocar seus planos em prática – caso eles tenham sido muito bem examinados no mês anterior. Talvez você precise abrir seus horizontes e ter coragem para mudar sua vida.

GÊMEOS

O ser humano só pode se considerar realmente vivo enquanto tem a capacidade de mudar. Grandes mudanças estão sendo preparadas para quem é de Gêmeos. Elas não vão acontecer da noite para o dia, mas é melhor começar a pensar nelas.


CÂNCER

Existem momentos em que parecemos ter total controle de nossa vida, e outras vezes em que tudo o que podemos fazer é segurar firme e esperar a tormenta passar. Não há nada de negativo acontecendo, Câncer, mas você não está no controle das coisas.

LEÃO

Este é um mês excelente para você fazer o que todo mundo está fazendo, leonino: se divertir. Seus planos podem esperar um período mais propício para serem postos em prática. Até lá, faça como seus amigos querem e abuse de seu carisma.

VIRGEM

Virginianos, mais do que ninguém, sabem que a disciplina liberta muito mais que prende. Está na hora de aprender a ter paciência também. As coisas vão acontecer em seu tempo. Até lá você precisa se organizar e se preparar para agir quando for possível.

LIBRA

Viagens vão ser uma ótima pedida neste mês, Libra, mas é melhor esperar até depois do dia 20. Até lá você pode fazer os preparativos. Antes disso, eu lamento, mas os astros estão prometendo lentidão e confusão em viagens de qualquer tipo.

ESCORPIÃO

Algumas confusões em família podem fazer o escorpiano mostrar seu veneno. Não é necessário levantar a voz, mas talvez seja necessário falar algumas verdades. Muito cuidado porque as palavras são traiçoeiras, escorpiano. Pense muito antes de falar.

SAGITÁRIO

Algumas brigas em família vão acabar sabotando viagens e passeios que poderiam ser muito bons. Se você já sabe disso, que tal fazer ouvidos moucos às provocações? Algumas pessoas mais maduras podem precisar de sua compreensão. Paciência, Sagitário.

CAPRICÓRNIO
Por incrível que pareça, você está tendo boas oportunidades no emprego justamente em um período em que todos tiram férias. Pode ser que esta seja a grande chance de você mostrar seu valor ou você pode receber uma boa proposta de trabalho por estes dias.


AQUÁRIO

O inferno astral já passou, mas alguma confusão sobrou deste período. O melhor que você pode fazer com esta indecisão que está tomando conta de você é esperar que outros fatores aconteçam. Aproveite as festas e não se preocupe demais.

PEIXES

A confusão e a baixa de energia que você deve estar sentindo tem a ver com seu inferno astral. Você também deve estar com dificuldade de comunicar o que está te incomodando. Isso acontece com todos nós. Não se deixe abater. O próximo mês será melhor.
BALAN, Patrícia. In: Previsões para 2011. São Paulo: Escala, 2010.