sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Litha


LITHA

Deidades Relacionadas: Mãe Terra, Pai Sol, fadas e demais seres encantados.

Ervas Relacionadas:
arruda, rosa, verbena, trevo, erva-de-são-joão, camomila, lavanda, artemísia.

Pedras Relacionadas: ametista, malaquita, topázio dourado, opala, cristal, azurita, lápis-lazúli.


Também
conhecido como solstício de verão ou dia de São João, este festival celebra o primeiro dia de verão, o dia mais longo do ano. Já que neste dia o sol atinge seu pleno vigor, o Deus assume o seu papel de Pai Sol. A Deusa, por sua vez, torna-se a Mãe Terra. E assim ambos trabalham arduamente para manter a terra verde, fértil e abundante. (Pelo fato de Litha ser a celebração do solstício de verão – o primeiro dia do verão –, a data deste festival varia de ano para ano)

Por
essa razão, além de ser um festival solar, Litha é a celebração do trabalho, da generosidade e da retribuição que devemos ao nosso planeta. É a celebração daquilo que nos cabe fazer na preparação da colheita da estação, de modo que nesta época não é apenas a colheita agrícola que está envolvida. Nós também devemos ser colhidos e precisamos estar prontos para tal. Esse tipo de colheita envolve o nosso ato de compartilhar com a nossa comunidade, e de reconhecermos e retribuirmos a ajuda que recebemos das pessoas sendo gentis e generosos com aqueles que são menos afortunados do que nós.

Felizmente,
em Litha nós recebemos ajuda. Pois com o sol no seu apogeu, as fadas e os seres encantados estão por toda parte. E assim passamos a ser o objeto de trabalho do povo encantado. Por vezes disfarçados de vagalumes, eles voam de um lugar para outro, florescendo os nossos corações e embelezando o nosso jardim espiritual. Eles iluminam nosso caminho e nos inundam de alegria e prazer. Com os seres encantados ocupando todo o seu tempo em nos apontar a direção mais adequada, nós enxergamos as coisas sob um prisma diferente. Desse modo, subitamente percebemos que não é difícil fazer o bem para as outras pessoas, e que, na verdade, esta tarefa é extremamente fácil.

Tudo
tem, no entanto, o seu preço, e isto também se aplica à ajuda das fadas e dos seres encantados. Pois da mesma forma que em Litha honramos o Senhor e a Senhora durante o dia, à noite devemos prestar homenagem às fadas e aos seres encantados. Não proceder assim é pedir problemas e caos. Você acha que estou brincando? Saiba, então, que tudo isso está muito bem descrito em Sonho de uma Noite de Verão, uma das obras mais famosas de William Shakespeare.



Notas para o Círculo de Litha

Use uma toalha branca ou verde no altar e acenda velas azuis e amarelas. Decore-o com ervas frescas, flores e ramagens da estação, e coloque nos cabelos algumas flores. Queime o incenso próprio de Litha (uma mistura de camomila, lavanda, artemísia e pétalas de rosas).

Amarre sininhos com fitas na varinha para satisfazer as fadas e use a varinha para traçar o círculo.



Ideias para a Celebração de Litha
  • Levante-se um pouco antes de o Rei Sol nascer. E à medida que ele despontar no horizonte, brinde-o com um suco de laranja, dizendo algo mais ou menos assim:

Poderoso Rei Sol, redondo e brilhante,
Na minha vida eu o saúdo neste instante
E com orgulho o honro neste dia
Por nos aquecer com os raios dourados que você irradia!

  • Decore as árvores com símbolos solares, atados por fitas amarelas e azuis. Enquanto estiver amarrando os símbolos na árvore, diga algo mais ou menos assim:

Terra e Sol, Mãe querida e Pai adorado
Nós agradecemos pelo trabalho realizado.
A terra floresceu e juntos florescemos com alegria,
Vocês nos devolveram a perfeita harmonia.
Terra e Sol, Mãe querida e Pai adorado
Que cada um de nós por vocês seja abençoado,
E que suas bênçãos se espalhem por todo lugar
Enquanto fitas azuis e amarelas estamos a arrumar!

  • Acenda uma pequena fogueira no lado de fora de casa, feita com lenha de carvalho, abeto e erva-de-são-joão. Pule a fogueira para ter sorte e saúde pelo resto do ano (se você não puder fazer uma fogueira fora de casa, acenda a lenha dentro do seu caldeirão como alternativa). Ao pular a fogueira, diga algo mais ou menos assim:

Saúde e fortuna esperam por mim,
Pois assim quero e será assim!

  • Confeccione velas de cera e ervas no Círculo. Para tanto, basta pegar um pouco de cera de abelha e misturar numa colher de sopa de ervas trituradas. Depois estenda o pavio e, com as mãos, vá enrolando a massa de cera em torno dele, recitando ao mesmo tempo algo mais ou menos assim:

Erva e cera agora vou misturar
E no pavio a magia há de estar!

Depois ofereça as velas para o trabalho do Senhor e da Senhora, das fadas e dos seres encantados, dizendo algo mais ou menos assim:

Estas velas estou agora a lhes oferecer
Para que fácil se torne o trabalho de trazer
A cada ano as quatro estações.
Ofereço-as então com amor e caras emoções!


Acenda uma dessas velas a cada estação.

  • Deixe um pratinho de comida fora de casa, como oferenda para as fadas e os seres encantados. Regue-o com um pouco de mel, dizendo algo mais ou menos assim:

Fadas e seres encantados,
Duendes e elfos alados,
Que sejam agora recompensados
E que sejam todos abençoados!



MORRISON, Dorothy. A Arte: O livro das sombras de uma bruxa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Previsões para dezembro

Lucy Liu nasceu aos 02 de dezembro de 1968


PREVISÕES PARA DEZEMBRO DE 2010
Por Patrícia Balan

O ano de 2010 começou pedindo estrutura e planejamento. Quem apostou na disciplina e na estrutura de seus planos está tendo as melhores perspectivas para 2011. Tudo é possível. 2011 será regido por Mercúrio, o que vai nos dar uma força a mais nas aquisições intelectuais. Isso é mais uma chance de nos prepararmos para quaisquer mudanças na vida profissional que possam acontecer. Isso, é claro, ainda por conta de Plutão em Capricórnio.

Aliás, o signo de Capricórnio não nos inspira somente a cuidar de nossa vida profissional, mas também a preparar um futuro seguro, a assegurar a saúde até os nossos dias finais. Muitas fatalistas, ou preguiçosos, falam que não praticam exercícios e nem abandonam vícios nocivos porque não há garantia de que vão envelhecer. Afinal, o mundo pode acabar em 2012, um carro pode atropelá-los na semana que vem, um cofre pode cair em sua cabeça... Não há mal em contar com esse tipo de "sorte", mas é possível que nenhuma destas coisas aconteçam. Neste caso, temos que arcar com as consequências de nossos atos, com a soma de nossas escolhas, o resto de nossas vidas, os anos finais - que podem ser muito longos e muito produtivos.

O Brasil sempre foi tido como um país jovem, mas a juventude consciente valoriza os mais velhos. Não há futuro para a juventude que não tem memória ou respeito por suas tradições. Até mesmo para desobedecer às regras, devemos conhecê-las muito bem. O medo maior não deve ser tornar-se escravo das regras, mas repetir os erros de outros. Para isso, é preciso estudar, lembrar, conhecer e se conscientizar.

Passo a passo, dia a dia, vamos construindo um país melhor. A mudança de um país inteiro começa pela mudança em cada cabeça, em cada consciência. Quem não está disposto a mudar vai passar pela vida inteira dizendo que as coisas vão ser sempre ruins, sempre as mesmas. Para os que estão dispostos a transformarem a si mesmos o mundo já está mudando, pelo menos a seus olhos. Um dia todos vão fazer estas mudanças internas também. Quando menos esperarmos, o país inteiro estará mudado - e a virada já terá acontecido.

Um bom 2011 para todos!


ÁRIES

Para os arianos que estão fazendo faculdade, pode pintar a vontade de jogar tudo para o alto. Esta fase é passageira, mas o seu diploma não é. Tenha juízo! Pessoas perturbadoras continuam lhe tirando o sono. Lide com suas crises, mas livre-se dessa gente. Cauide de seu futuro com calma.

Assim como o ano começou com uma energia sexual muito forte, está terminando de maneira semelhante. PORÉM, é preciso saber dosar carinho e erotismo, para não passar a impressão de que seu relacionamento é só sobre sexo. Palavras carinhos e cortesia não fazem mal nenhum.



TOURO

Tudo vai bem na vida social, mas algumas confusões podem causar crises. Todo cuidado do mundo ao assinar contratos. Leia muito bem e peça ajuda a outras pessoas. Desconfie de tudo e não se incomode em ser paranóico. Burocracia e erros podem trazer aborrecimentos para você.

Já não há tanto perigo nesse período, mas ainda existe a necessidade de entender a realidade. Algumas pessoas são geniais, mas podem nos magoar sem ter intenção. Viver um grande amor pode mudar nossa vida. Cuide que seja pra melhor.



GÊMEOS

A vida no trabalho continua intensa. Se as coisas vão bem, vão muito bem. Se vão mal, as pequenas explosões acontecem a todo momento. Não dê mais importância a elas do que elas merecem. A confusão de informações pode ser a maior culpada do estresse, o seu e dos outros.

A sua energia volta a fluir normalmente, ainda que de maneira inconstante. Os últimos três meses foram um teste para seu autocontrole. Intensificar problemas no relacionamento não vai adiantar em nada. Medite, leia, abra seu coração com o parceiro, mas não desconte a raiva nele.



CÂNCER

A vida social está muito valorizada. Você está tendo oportunidade de conhecer gente interessante que tenha opiniões diferentes sobre você. É bom saber como outras pessoas nos veem de vez em quando. Cuidado ao assinar documentos. Tenha muita atenção antes de preencher algo.

As chateações sociais já não perturbam tanto. Sua vida familiar vai bem e quem tem um namoro de longa data pode passar por momentos muito ternos. Durante este mês as paqueras têm mais chance de acabar em namoro sério. Cancerianos estão mais gentis e tolerantes.



LEÃO

Tudo vai bem com a família, ou pelo menos, muito carinho para com eles. Suas relações familiares estão muito intensas. Se existem assuntos que não estão bem resolvidos, as brigas podem acontecer. Elas não vão causar transformações muito grandes, só vão encher sua paciência.

As confusões da vida social se desfizeram e o leonino está pronto para curtir a vida de novo. A vida sexual dos leoninos casados pode melhorar muito. Basta sair um pouco de casa e não deixar que a rotina e os filhos tomem todos os espaços da vida a dois.



VIRGEM

Este é o começo de uma fase muito boa financeiramente. Você poderá ter parceiros muito lucrativos, e que lucrarão muito com você também. Mantenha sua humildade e essa vontade de ser útil. Acredite, o maior beneficiado é mesmo você. Trabalhe e produza bastante para progredir.

A vida social vai muito bem, mas você pode estar se expondo demais a amigos que só querem explorá-lo e pode estar esquecendo do seu namoro. Quem procura paqueras, deve tomar cuidado com parceiros folgados, que já chegam impondo suas vontades.



LIBRA

Excelente mês para planejar investimentos, mas contrato nenhum deve ser assinado até antes do final do mês. A possibilidade de erros e de perder dinheiro é grande. O mesmo vale para compras de grande porte, coisas muito caras. Os presentes devem ser escolhidos com todo cuidado.

A partir do meio do mês, o nervosismo que persegue o nativo de LIbra estes últimos meses deve desaparecer. Já estava na hora! Enquanto isso, a vida amorosa segue com boas chances de paqueras e muita inspiração para mostrar-se engraçado e gentil.



ESCORPIÃO

Se você deixou os presentes de Natal para última hora é bem possível que venha a se aborrecer. Este é um daqueles meses em que as máquinas resolvem se revoltar e tudo o que você compra vem com defeito ou você acaba dando algo que o seu amigo já tem. Não se aborreça.

Sua fase de pavio curto já passou. Qualquer grosseria que o escorpiano fizer daqui pra frente é por puro hábito. O mês está muito propício a paqueras e o poder de sedução do escorpiano está muito forte, com aquelas frases interessantes que ninguém mais sabe dizer.



SAGITÁRIO

Este é um bom mês para passar se divertindo com os amigos, mas sua energia está baixa. É bem possível que você queira ficar sozinho e esteja sem muita vontade de participar das festas de fim de ano. Não há nada errado com isso. Desde quando festejar é obrigação?

Pronto, o inferno astral passou e você está tendo mais calma para colocar sua vida amorosa em ordem. Ainda está difícil adaptar-se a situações novas. Paqueras não estão em um período propício, mas um namoro mais firme e romântico pode acontecer.



CAPRICÓRNIO

Sua vida social vai muito bem, seus amigos estão lhe trazendo bons momentos. O problema é que você anda sem paciência, sem energia e em dúvida sobre muitos assuntos que não costumam atrair sua atenção. É o seu inferno astral dando o ar da graça. Ele logo vai passar.

Os fofoqueiros já desapareceram e sua vida pode voltar ao normal. Infelizmente você está tendo que lidar com seu inferno astral, o que significa que você pode ficar muito abalado por coisas que parecem corriqueiras. Aproveite a boa fase do amor e desencane.



AQUÁRIO

Grupos de amigos voltam a ser motivos de atrito por causa de fofocas. Se você precisa aprender a mexer em algum aparelho de alta tecnologia, também é bom ter cuidado. Compras de grande porte estão proibidas neste mês, assim como a assinatura de contratos importantes.



PEIXES

Você pode ter problemas com figuras de autoridade por causa de boatos ou fofocas. Não se exponha sem necessidade e não argumente nada sem ter provas antes. Este é um mês em que as confusões estão acontecendo sem motivo aparente. Não se desespere e deixe as coisas andarem.

A partir do meio do mês, o pisciano já poderá abrir a boca sem correr o risco de morrer de vergonha. Grupos de amigos podem lhe trazer bons momentos. Pode paquerar à vontade porque sua capacidade de encantar dizendo coisas bonitas já está de volta ao normal.