sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Receita: Pão de Lughnasadh



Pão de Lughnasadh


Por Bruno Matsushita



Ingredientes:
- 40 gramas de fermento biológico;
- 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
- 2 ovos;
- 3⁄4 de xícara (chá) de óleo de girassol;
- Duas pitadas de sal;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 e 1⁄2 xícara (chá) de leite morno;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo branca;
- 1 colher (sopa) de levedura de cerveja;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos;
- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça.

Como fazer:

Em um recipiente não metálico, acrescente o fermento biológico com o açúcar e mexa bem até dissolver todo o fermento, sem ficar nenhum grumo. Acrescente os ovos e posteriormente o óleo, sempre mexendo bem. Incorpore na massa o sal, uma parte do leite, a levedura, o mel, a aveia, as sementes de linhaça e as duas farinhas. Vá acrescentando o leite conforme o necessário (é importante que o leite esteja morno, e não quente!). Quando atingir o ponto de massa de pão, deixe descansar em um local quente e coberto por um pano de algodão. Depois de uma hora, com as mãos, corte a passa e faça pãezinhos redondos e coloque-os na forma que irá assar, já untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo branca, deixe-os descansar por mais 30 minutos para que eles cresçam e asse-os em forno médio por cerca de 30 minutos. Pode-se traçar um pentagrama com uma faca afiada ou outros símbolos mágicos sobre a massa do pão, antes de assá-lo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Stonehenge do Brasil



Pesquisador do Observatório Nacional afirma ter encontrado "Stonehenge brasileiro"

O sítio arqueológico de Calçoene, no norte do Estado do Amapá, distante 384 km da capital Macapá, na latitude de +2 graus 37' (hemisfério Norte), tem várias pedras monolíticas que estão fincadas no solo, algumas com até quatro metros de altura.

São classificadas como menires (pedras) e do tipo cromeleque (em formato circular), encontrados em outros locais do mundo. O local está no alto de uma colina, e as pedras possuem pequena inclinação, relacionada com o movimento do Sol no céu, em um círculo de 30 metros de diâmetros. As pedras maiores estão num círculo de 20 metros.

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Científica e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), o local foi descoberto por Emilio Goeldi em 1905, e data de 1.500 a 2.000 anos, sendo depois estudado pelo etnólogo alemão Curt Niemandaju, no início da década de 20. Na década de 50, o casal de arqueólogos norte-americanos Cliffords Evans e Betty Meggers também estive estudando o local, que fica distante 14 km do centro da cidade de Calçoene.

Mas tudo isso ficou no esquecimento por muito tempo e até muitos dos moradores nunca tinham ouvido falar do local. Só a partir de 2005/2006 é que o sítio arqueológico, que já está conhecido como "stonehenge brasileiro", e por interesse do Governo do Estado do Amapá, passou a ser estudado com detalhes pelos arqueólogos Mariana Petry Cabral e João Darcy Moura Santana, do Iepa.

O sítio foi catalogado pelo Iphan como Sítio Megalítico AP-CA-18. Segundo os dois arquelógos, foi encontrada a relação de algumas pedras monolíticas com o solstício de inverno (hemisfério Norte).

Mais recentemente, entre os dias 4 a 6 de dezembro, o físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, um dos institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi ao local pela segunda vez e descobriu nova relação dessas pedras monolíticas com o fenômeno do equinócio. É o dia em que o Sol caminha perfeitamente na linha do Equador. Nasce a leste e se deita a oeste. O dia tema a mesma duração da noite.


É nesse ponto que o Sol passa de um hemisfério geográfico para outro, determinando o início das estações, que pode ser primavera ou outono, se o local estiver a norte ou a sul. Os povos antigos marcaram a data para suas atividades, um calendário, como época de plantar, colher etc, e até os períodos de chuva e seca.


Com o uso de teodolito, GPS, bússolas, trena e cartas magnéticas, Marcomede mapeou o local, com ajuda de estudantes do curso de turismo do Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), na chamada "Expedição Calçoene", que integrou o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), instituído pela Unesco. Ele já havia visitado o local em setembro passado, em companhia de Paulo de Tarso Gurgel, professor do Cepa, que esteve também nessa expedição, um dia antes do Equinócio, em 22 de setembro.

Com o uso de uma bússola de precisão e correção da declinação magnética, o pesquisador notou a relação com o Equinócio. Pediu, então, que Ulisses Silva, da Prefeitura Municipal de Calçoene, e Leilson Carmelo da Silva, conhecido como Garrafinha, capataz do sítio, observassem no pôr do Sol a luz penetrar numa pedra, com um buraco tendo o diâmetro de um palmo, e projetar a bola de luz, provocada pela luz solar, numa outra pedra, distante uns 15 metros, e inclinada. O resultado foi positivo.


Agora, nas medidas com o teodolito Kern DKM2-A, foi confirmado que nessas duas pedras passa a linha Leste-Oeste - a linha do Equador terrestre, que o Sol percorre nos Equinócios. Assim, segundo Marcomede Rangel, além do Solstício do inverno (hemisfério Norte), que é quando o Sol tem seu afastamento máximo da linha do Equador, também existe no sítio megalítico de Calçoene uma relação com os equinócios.

Com os dados obtidos será confeccionado um mapa do céu para identificar outras relações com estrelas brilhantes e a Lua, da mesma maneira como acontece com o conhecido Stonehenge, no Sul da Inglaterra.


Fonte: DHI/UEM - Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Visite o site da instituição clicando aqui.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um texto sobre saudade...

Saudade, de José Meneses


SAUDADE

(Miguel Falabella)

Trancar o dedo numa porta dói.
Bater com o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Um tapa, um soco, um pontapé, doem.
Dói bater a cabeça na quina da mesa,
dói morder a língua,
dói cólica, cárie e pedra no rim.
Mas o que mais dói é a saudade.
Saudade de um irmão que mora longe.
Saudade de uma cachoeira da infância.
Saudade de um filho que estuda fora.
Saudade do gosto de uma fruta que
não se encontra mais.
Saudade do pai que morreu,
do amigo imaginário que nunca existiu.
Saudade de uma cidade.
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.
Doem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida
é a saudade de quem se ama.
Saudade da pele, do cheiro, dos beijos.
Saudade da presença, e até da ausência consentida.
Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem
se verem, mas sabiam-se lá.
Você podia ir para o dentista e ela para a faculdade,
mas sabiam-se onde.
Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem
vê-lo, mas sabiam-se amanhã.
Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se
menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe
como deter.
Saudade é basicamente não saber.
Não saber mais se ela continua fungando
num ambiente mais frio.
Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa
daquela alergia.
Não saber se ela ainda usa aquela saia.
Não saber se ele foi na consulta com o dermatologista
como prometeu.
Não saber se ela tem comido bem por causa
daquela mania de estar sempre ocupada;
se ele tem assistido às aulas de inglês,
se aprendeu a entrar na Internet
e encontrar a página do Diário Oficial;
se ela aprendeu a estacionar entre dois carros;
se ele continua preferindo Malzebier;
se ela continua preferindo suco;
se ele continua sorrindo com aqueles olhinhos apertados;
se ela continua dançando daquele jeitinho enlouquecedor;
se ele continua cantando tão bem;
se ela continua detestando o MC Donald’s;
se ele continua amando;
se ela continua a chorar até nas comédias.
Saudade é não saber mesmo!
Não saber o que fazer
com os dias que ficaram mais compridos;
não saber como encontrar tarefas
que lhe cessem o pensamento;
não saber como frear as lágrimas diante de uma música;
não saber como vencer a dor
de um silêncio que nada preenche.
Saudade é não querer saber se ela está com outro,
e ao mesmo tempo querer.
É não saber se ele está feliz,
e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos.
É não querer saber se ele está mais magro,
se ela está mais bela.
Saudade é nunca mais saber de quem se ama,
e ainda assim doer…
Saudade é isso que senti
enquanto estive escrevendo
e o que você, provavelmente, está sentindo
agora depois que acabou de ler.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sobre as coisas da vida

God is there, de João Paralva


Sobre as coisas da vida


Por William Shakespeare


Com o tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e, que companhia nem sempre significa segurança. Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, e começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o Sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, alguma pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e segundos para destruí-la e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longa distância. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E bons amigos são a família que nos permitimos escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser e que o tempo é curto. Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-te. Aprende que maturidade tem a ver com os tipos de experiências que se teve e o que aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que quer que ame não significa que esse alguém não ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... Que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O que me irrita em você



O que me irrita em você

Por Cristiane Bispo

O seu namorado é do tipo que te liga a cada cinco minutos? Ou será um daqueles que prometem ligar, esquecem e nem sequer pedem desculpas? Namorados são assim mesmo. Estão sempre fazendo de tudo para nos irritar. Pois saiba que os astros podem ter culpa no cartório.

No primeiro caso, ele pode ser um canceriano querendo que você repita para ele o quanto o ama. Sim, a cada cinco minutos. Outra opção é ser um taurino querendo deixar bem claro para todos à sua volta que você tem namorado. Quem sabe ele não seja um ariano morrendo de ciúmes querendo saber de todos os seus passos? No segundo caso, é possível que seja um leonino que esqueceu de te ligar porque estava ocupado demais com seu reinado. Ou um aquariano que foi abduzido pela própria imaginação para uma terra distante no futuro. Acredite, acontece.

As razões para ele ligar ou deixar de ligar são infinitas. Porém, conhecer a influência dos astros ajuda a entender porque ele sempre faz as coisas desse jeito ou daquele. Isso tanto pode torná-la mais compreensiva como convencê-la de que não há jeito, ele não vai mudar. Dê uma espiada no signo dele e tire suas próprias conclusões.

As chatices dos signos

O ânimo de um ariano ferve com facilidade, e logo surgem as ofensas. Eles são impulsivos, agressivos, mandões e querem tudo para ontem. Seu lema é vencer qualquer que seja o jogo: amor, amizade ou negócios. Quando perturbados, gritam seus problemas de cima do prédio mais alto da redondeza. Acreditam que o dinheiro foi feito para gastar, o que pode ser um problema para muitas pessoas e, para completar, são super ciumentos.

Há algo mais irritante que a teimosia de um taurino? Sim, a sua possessividade. Eles estão sempre protegendo sua família, seus bens, e se surgir a oportunidade, eles lutarão até contra alienígenas a favor do planeta. Seria até uma honra ter um taurino de guardião, se isso não significasse manter-se enjaulado, encaixado e amarrado por toda a eternidade. Ainda por cima, não admitem o próprio erro, e nunca, nunca pedem perdão.

O sarcasmo de um geminiano pode tirar qualquer um do sério. Eles são peritos nisso; têm o dom da fala. Nunca dizem o que têm em mente e estão sempre se esquivando das respostas. Não sabem o que querem e vivem mudando a receita da felicidade. Nunca tomam partido de nada ou formam opiniões. Geminianos são assim, superficiais e volúveis. Parecem até fazer de propósito, na tentativa de enlouquecer todo mundo. Se for esse o motivo, acho que estão conseguindo. Aaahhh!!!

Ninguém tenta me compreender, ninguém se importa!” Esta é a frase favorita de um canceriano. Se ele ainda não te falou isso, um dia ele o fará. Ele funga, soluça e chora. Chora um bocado! É covarde, apegado à barra da saia da mãe, enclausurado no escuro de sua carapaça, sentado em seus segredos, relutando em expressar-se de maneira franca e direta. E ainda por cima, mesmo com essa imagem, quer liderar e ganhar todas as batalhas. Ninguém merece!

Se a vida é um palco, os leoninos são os atores principais brilhando embaixo dos holofotes, ao som de aplausos e assobios. Ser o centro do Universo é a única maneira que eles encontraram para sobreviver. O resto do mundo é formado apenas por súditos cujo destino é ser dominado pelo leonino arrogante e tirânico. Sua autoridade é inquestionável e sua imagem, inabalável. Convenhamos, viver sob seus caprichos é insuportável.

Quando se fala em virginianos, a primeira coisa que vem à cabeça é a mania por perfeição. Como isso é chato! A cobrança e a recriminação são jogadas de forma tão seca e brutal que machucam. E como! Mas existe um problema que pode ser ainda mais irritante: o silêncio. É comum o virginiano ficar amuado em um canto, quando ele raramente dirá o que o perturba. E não espere por declarações de amor. Seu senso prático lhe diz que aprender, trabalhar e competir é prioritário para a sobrevivência, mais que um cartão afetuoso no aniversário, não.

Que os librianos são justos, ninguém pode negar. O que podemos fazer é argumentar contra a sua lógica de justiça. E como eles adoram fazer isso! Dos efeitos nocivos causados por hidrelétricas, passando pela questão ética e moral do aborto aos problemas sócioeconônicos do Japão. Tudo é motivo para um debate. Além disso, na busca pelo equilíbrio de sua balança, intercalam períodos de total preguiça com longos acessos de atividade, assim como momento de
alegria e profunda depressão. Haja paciência!

Os escorpianos desconfiam de todos. Isso os leva a esconderem seus verdadeiros sentimentos e ao ciúme infundado. O resultado: incompreensão e brigas. Aqueles que pisam em sua cauda, na certa receberão uma picada que quer dizer: cuidado com o próximo encontro. Isso se você tiver sorte. Os escorpianos podem ser muito vingativos quando querem. Se ele achar que algo é inútil, irá ignorá-lo como se não existisse. Isso também vale para pessoas. E se ele encontra uma situação que não o agrade, aniquila o obstáculo. Cuidado!

Quando os sagitarianos resolvem demonstrar sua desaprovação, eles fazem isso de forma bastante cruel. Para tal, apelam para a franqueza desnecessária e para as palavras mais rudes de seu vocabulário. A verdade salta-lhes da boca como flechas acertando em cheio os pontos fracos do adversário. Para aguentar ser almofada de alfinetes ou alvo de flechadas é preciso muita calma.

O que melhor define um capricorniano é a ambição. Porém, algumas pessoas irão querer adicionar: antiquado, tedioso, sério, depressivo, pessimista, intransigente e egoísta. O problema é que qualquer relacionamento amoroso é baseado na entrega e, para um capricorniano, isso é sinal de fraqueza. Orgulhoso da sua autossuficiência, sua história se resume ao emprego e à família. Seu tédio vem da cautela desnecessária. A vida do capricorniano é tão sem graça!

Os aquarianos são mistos de genialidade e insanidade que se apresentam de forma imprevisível. Vivem em meio a fantasias e excentricidades. Por vezes, fogem da realidade mundana levando algumas pessoas a querer colocá-los junto aos macacos no jardim zoológico. E com razão! Para piorar, muitas vezes, eles acham que já sabem a maior parte de tudo o que há para aprender, sem se importar em estar agradando.

Piscianos são reservados, possuindo talento para camuflagem quase como camaleões. Estão sempre fugindo pela tangente ou fazendo jogos sutis com a verdade, o que irrita aquelas adeptas de jogar com as cartas na mesa. Eles adoram ajudar o próximo, mas sua generosidade os faz desviar do caminho, tornando-os bobos e iludidos em busca de sonhos fúteis. Quase sempre se colocam na posição de acomodados, pois são dominados facilmente.




Revisado por Bruno Matsushita. Publicado primeiramente no periódico mensal A Voz da Bruxaria, Ed. 02, novembro de 2008.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Desvendando os mistérios do sonho



Desvendando os Mistérios do Sonho

Por Bruno Matsushita


Os sonhos geram polêmicas sobre suas origens há mais de três mil anos e ninguém ainda chegou a um consenso. Com diversas pesquisas e teses publicadas, nós ainda somos incapazes de afirmar a gênese dos sonhos.

Cientistas afirmam enfaticamente que os sonhos são frutos de experiências passadas ou de nossas frustrações no decorrer do dia. Há os que afirmam que alguns sonhos são de origem psíquica, podendo revelar fatos futuros ou esclarecer fatos passados – mas esses são raros. Já para os povos antigos, os sonhos eram um canal direto entre nós e a divindade, onde conselhos e avisos eram recebidos por seus adoradores. Os tempos são outros mas as dúvidas milenares ainda permanecem. De onde vêm os sonhos? Todo mundo sonha? Para que servem os sonhos? São muitas perguntas para serem esclarecidas em poucas palavras, mas, a partir dessa postagem, vamos esclarecer alguns conceitos obscuros a respeito do mágico e fascinante mundo dos sonhos...

A Consciência Humana

A consciência humana é um ótimo ponto de partida para nossos estudos. Muitos místicos afirmam que temos duas mentes: a mente consciente e a mente subconsciente. Como a prima da Magia, a Ciência, não aceita ficar para trás, realizou alguns estudos e “descobriu” que as funções realizadas pelos dois hemisférios do cérebro vinham a compactuar com essa teoria.
A mente consciente é responsável por realizar atividades corriqueiras como somar, ler, organizar pensamentos e armazenar informações adquiridas durante o dia. A mente subconsciente (ou psíquica, como também é conhecida) age enquanto estamos dormindo e nossa mente consciente descansa. De acordo com Scott Cunningham, “ela (mente subconsciente) mora dentro da realidade do sono, sonhos, espiritualidade, consciência psíquica e intuição”.

É totalmente aceitável que nossa mente consciente (enquanto ativa) bloqueie nossa mente subconsciente. Talvez seja por isso que muitos de nossos sonhos sejam considerados surreais e irracionais. Mas quando nossa mente subconsciente opera, o mundo dos sonhos se coaduna ao nosso e as barreiras do tempo, espaço e todas aquelas leis da Física que aprendemos na escola caem por terra. Entramos num mundo totalmente misterioso e mágico: o mundo dos sonhos...

O Inconsciente Coletivo

Segundo Jung, a parte mais profunda da nossa mente subconsciente é chamada de “inconsciente coletivo”. Mas aí você me pergunta: Que diabos é esse tal de inconsciente coletivo? E o que isso influencia em minha existência?! O inconsciente coletivo é o que liga cada pessoa a cada ancestral e promove o acesso a tudo o que era conhecido no passado. A linguagem que o inconsciente coletivo se utiliza para se comunicar conosco (e com nossa mente consciente) é a do simbolismo. Esses símbolos que nos aparecem durante o sonho trazem informações importantes que nossas divindades enviam para nós (ou, se preferir, nossa mente subconsciente, querendo nos avisar de algum perigo).
Nem todos os símbolos possuem um significado a ser interpretado, pois alguns sonhos não são divinatórios (como estudaremos em outra oportunidade), mas todos os que possuem um significado devem ser levados à sério, pois foi a maneira mais direta que nossa mente subconsciente encontrou de contatar nossa mente consciente. Em Magia, analisamos os símbolos para interpretar os sonhos.

"Eu não sonho!"

Muita gente afirma que não sonha. Será mesmo? Ou elas simplesmente não lembram que sonharam? Sou mais adepto da segunda hipótese... Quando estamos sonhando, realizamos movimentos muito rápidos com os olhos, como se estivéssemos vendo várias imagens ao mesmo tempo (como se estivéssemos vendo um vídeo com vários slides). Os cientistas catalogaram esses movimentos como Rapid Eyes Moviment - REM, traduzido como Movimento Rápido dos Olhos. Mas não sonhamos a noite inteira, o período em que não sonhamos é chamado de NREM, Not Rapid Eyes Moviment Sem Movimento Rápido dos Olhos. Quando acordamos nesse estágio de sono não lembramos do que sonhamos (já que não estávamos sonhando mesmo...).

Conclui-se, portanto, que todos nós sonhamos, lembrando dos sonhos ou não enquanto despertos. Encerro aqui a primeira matéria sobre o mundo dos sonhos. Voltarei a falar dos sonhos futuramente. Como não sou um bruxinho lunático (embora, às vezes, pareça), sei que vivemos num mundo estressante que nos cobra mais do que podemos oferecer, o que acarreta, por conseguinte, uma série de problemas tenebrosos. Esse estresse atrapalha nosso sono, tirando nosso direito divino de ter uma noite com um sono reparador e revitalizador. Portanto, termino com uma magia para ter uma ótima noite de sono... Bons sonhos!

Uma Magia para Sonhar Docemente

Antes de ir se deitar, tome um banho morno e beba uma xícara de chá de camomila ou valeriana. Se você tiver banheira, pode acrescentar à água do banho alguns óleos essenciais relaxantes. Alfazema, camomila, ylang-ylang e sândalo são altamente eficazes para essa finalidade. Ligue o som e coloque uma música suave. Converse com seus espíritos protetores ou divindade com quem tem afinidade e verbalize a prece que recebi numa noite de Lua Cheia enquanto dormia:

Ó Grande Deusa da Lua,
Senhora da noite e dos mistérios da Magia,
tu que conheces todos os mistérios e fulgura,
banhe-me nessa noite com sonhos de alegria.
Revele-me o que preciso saber através dos sonhos,
que em seus segredos eu possa imergir,
venha a mim nesta noite e me mostre o que preciso descobrir.
Que assim seja e assim se faça em luz e graça!






Matéria revisada e expandida pelo autor em fevereiro de 2010. Publicada originalmente na revista Sonhos & Magia, Ed. 05, São Paulo: Escala, 2006.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Por que tudo está tão difícil?




Por que tudo está tão difícil?


Por Eddie Van Feu


Tenho recebido muitos e-mails e telefonemas de pessoas preocupadas com o início do ano. Muita gente está sentindo que as coisas estão mais difíceis, travadas, complicadas. Outras pessoas estão sentindo um desespero ou depressão. Pois podem todos se acalmar. Não é macumba, não é karma, é simplesmente um trânsito horroroso de Marte e Mercúrio, que já resolveram entrar em 2010 andando pra trás. Esse movimento retrógrado em dois planetas importantes está, obviamente, atingindo todo mundo. Marte é o planeta da ação, do impulso, da motivação. Imagine o que acontece quando ele está retrógrado! A gente quer andar, mas não consegue. Quer se animar, mas não encontra um motivo. Já Mercúrio, planeta da comunicação e dinheiro, não ajuda em nada quando fica retrógrado. Além de um monte de mal-entendidos, ele atrasa qualquer tipo de pagamento. Agora, junte o planeta da ação, que andando pra trás provoca brigas, e Mercúrio, que andando pra trás provova mal entendidos, e o que teremos? Um Carnaval muito louco!

A dica para este período é apostar no planejamento, no silêncio, vivenciar a carta O Ermitão do tarot, que pede sabedoria e estudo. Sim, por incrível que pareça, é um bom momento para estudar e estabelecer suas metas. Não é um bom momento para fazer qualquer tipo de ação, a menos que seja uma ação semeadora (algo feito discretamente, no útero, no solo, que possa germinar sem olhares afoitos). Qualquer ação tomada nesse período se voltará contra a própria pessoa, de uma forma ou de outra.

Então, galera, vamos ter paciência e aguardar! Esse trânsito de Marte Retrógrado só acaba em 11 de março. Segundo meu tarot, março é quando a Roda começa a girar, pois tudo ficaria realmente parado e meio complicado em janeiro e fevereiro.

Pra quem quiser consultas de tarot e quiromancia, estarei atentendo com horário marcado em Botafogo, Rio. Ligue e se informe pelo (21) 3872-4971. E a agenda de Sampa tá quase fechada, só faltando alguns detalhes.

P.S.: Quando sinto este calor, imagino que a Irlanda deve ser mais fresquinha...


Clique aqui para ver o blog da moça

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Editorial de Lughnasadh

A Song for the Lovers, de Francisco Pimentel


Sobre Dar, Receber e Lughnasadh



Sempre escutei em minha família: “Dar é melhor que receber”. Cresci com essa filosofia de vida, sempre dando – embora nem sempre recebendo. Quando damos alguma coisa, também estamos dando nossa energia, quando não recebemos uma outra energia de volta (como a da gratidão) vamos ficando cada vez mais vazios, pois não preenchemos com outro tipo de energia o espaço da energia que foi enviada.

Provavelmente, quem disse que dar é melhor que receber é muito ruim com cálculos, pois para cada doador tem que haver um recebedor. O que é melhor: Claro ou escuro? Branco ou preto? Dia ou noite? São coisas complementares, uma não existe sem a outra. Portanto, dê, mas também receba. Não é feio receber, pois quando recebemos algo, enviamos para o universo a seguinte mensagem: eu estou aberto às coisas que você tem a me enviar. Quando recusamos algo que alguém nos dá, enviamos a mensagem oposta ao universo... E aí ele para de nos enviar. Dar é bom, receber também o é.

Li recentemente uma matéria sobre o Sol. O autor compara o Sol à uma lâmpada gigante. O Sol brilha com a energia de 380 septilhões de Watts – sim, imagine o número 380 mais uma sequência de vinte e quatro zeros! A luz que emana do Sol é formada através dos átomos de hidrogênio que se chocam com tanta força que se transformam em átomos de hélio. Essa energia é emanada para todo o nosso universo e apenas uma pequena parcela nos é enviada. Alguns cientistas disseram nessa mesma reportagem que se o Sol não enviasse sua energia, ele ficaria cada vez mais quente e explodiria. Dar calor e luz é a maneira que o Sol encontrou para continuar brilhando. Ele sobrevive porque dá.

Gostaria que vocês olhassem para o céu neste Lughnasadh, período em que o Deus caminha lentamente para a morte, a Deusa lamenta por sua partida e o Sol vai perdendo sua força, precisamos mais que nunca lembrarmos da importância de dar, receber (sem culpas e grilos) e fazer o bem, pois neste período de colheitas, mais que nunca lembramos que colheremos no futuro aquilo que estamos plantando agora. Um beijo do bruxo e ótimo Lughnasadh!


~ Bruno Matsushita ~

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rituais wiccanianos

Wiccan Yule Altar, de Vampiric Conure




RITUAIS MÁGICOS PARA TODAS AS OCASIÕES!

Por Bruno Matsushita


Ritual de Proteção

Pegue uma maçã bonita e retire sua tampa. Com a ajuda de seu punhal (ou uma colher pequena) retire toda a polpa. Em um papel virgem, escreva seu nome e verta mel sobre esse papel. Coloque um pouco de algodão sobre o papel e enrole-o. Coloque-o dentro da maçã e complete o interior da mesma com mel. Tampe e amarre a maçã com a ajuda de uma linha vermelha. Dê sete nós. Enterre a maça aos pés de uma árvore bonita e sadia pedindo por proteção aos elementais da Terra.


Ritual de Prosperidade

Para este ritual, você vai precisar de cinco paus de canela, quatro sementes de noz-moscada, vinte e oito moedas (de qualquer valor), um punhado de folhas de louro, cristais da prosperidade (citrino, sodalita, pirita, quartzo-verde...) e uma vela azul. Unja tudo com óleo essencial de cravo da índia, mantendo uma forte visualização do que se deseja. Em uma taça de cristal, coloque todos os materiais dentro e deixe enfeitando sua cozinha, como um “talismã da prosperidade”.


Poção Água da Deusa

Essa água nos ajuda a repor as energias com a energia da Lua. Nas noites de Lua Cheia, coloque em um peitoril de janela ou mesmo no sereno um copo com água da fonte, para que ele receba os raios lunares. Na manhã seguinte, bem cedo, beba essa água em jejum. Ela também estimula a intuição e desenvolve poderes psíquicos.


Ritual do Amor

Unja uma vela rosa com óleo essencial de rosas vermelhas (para um amor mais sensual) ou rosas (para um amor mais espiritual), de cima para baixo. Coloque a vela ungida no centro de seu caldeirão e circunde-a com seis quartzos - rosa também ungidos com o óleo de rosas. Coloque por cima dos cristais pétalas de rosas vermelhas ou rosas em sentido horário. Acenda a vela e deixe-a apagar sozinha, recolha as pétalas de rosas e faça um banho com as mesmas e com os cristais. Guarde os cristais em seu quarto. Melhor efeito se realizado numa sexta-feira.


Um Feitiço Contra Doenças

Aprendi este antigo feitiço num livro e executo-o pelo menos uma vez por ano para manter afastada toda e qualquer energia negativa que possa prejudicar minha saúde. Sempre tive uma saúde de cavalo, mas não custa relembrar um antigo provérbio árabe: Confie em Deus, mas amarre seus cavalos. Em uma noite de Lua Cheia (escolha sempre os três primeiros dias da Lua Cheia, pois depois do terceiro dia ela começa a minguar), desenhe um pentagrama no chão com fubá ou aveia em flocos . Coloque uma vela verde ungida com óleo essencial de eucalipto em cada extremidade da estrela e segure uma vela branca, ungida com óleo essencial de rosas, em suas mãos. Queime incensos de alecrim durante a operação mágica. Mentalize uma luz verde que envolve todo o seu corpo por alguns minutos e volte-se para o Leste, recitando por três vezes a oração criada por Alberto Magno:

OFANO
OBLANO
OSPERGO
HOLA NOA
MASSA LUX BEFF
CLEMATI ADONAI
CLEONA FLORIT
PAX SAX SARAX
AFA AFACA NOSTRA
CERUM HEAIUM
LADA FRIUM

Está feito. Este ritual é aconselhável para qualquer pessoa que deseja fortificar seu escudo protetor contra doenças de toda espécie. Realize-o pelo menos uma vez por ano.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Previsões para fevereiro

Última Luz, de Nuno Milheiro


Previsões para Fevereiro de 2010

Por Patrícia Balan


Como não poderia deixar de ser, o mês de fevereiro é propício às festas e agregações em nome da diversão. É um mês perfeito para fazer novos amigos. O que mais fica evidenciado no mês em que o Sol passa a maior parte dos dias em Aquário, é a necessidade de entrar em contato com tudo o que você normalmente acharia estranho. Se existe um mês perfeito para abrir nossos horizontes, este mês é fevereiro. Claro que todos passam por períodos parecidos individualmente. Todo signo tem um mês do ano em que o Sol vai para a casa 11 e agita esse período festeiro. Só que, em fevereiro, a influência é muito maior do que nos outros meses. Por isso o Carnaval faz tanto sucesso. É a festa perfeita para o mês das festas. Só é preciso um pouco de bom senso. Marte ainda está retrógrado e as pessoas continuam estressadas. As brigas não vão precisar nem de duas cervejas para começar, por isso cultive a paz.

Falando em cervejas, o trânsito nas estradas está oferecendo alguns perigos. Não se trata somente de estradas perigosas ou engarrafamentos. Basta com que um motorista acredite que sabe o que está fazendo – quando está, na verdade, torcendo para sua loucura funcionar – para causar um acidente que vai machucar mais pessoas do que apenas o motorista imprudente. Muitas vezes o imprudente não se machuca, só os outros inocentes! Em um mundo perfeito isso não aconteceria, mas isso se chama responsabilidade social. A besteira que você faz com sua vida aqui perto vai refletir em um monte de desgraças para o outro lá longe que não tem nada com isso. Claro que isso é sempre verdade, mas é uma verdade mais contundente no mês de Sol em Aquário. Este é o signo que privilegia as agregações e as comunidades, mas também faz com que a sociedade aja mais em conjunto – e sofra em conjunto também.


Fora isso, está sendo um mês especialmente bom para as artes, principalmente a música. Algum evento musical vai chamar bastante atenção pela qualidade. Também é possível que um veículo de comunicação em massa – televisão, com certeza – cause um burburinho muito interessante. Vai ser algo para agitar as conversas no cabeleireiro e no bar.

Áries: Sua vida social continua em boa fase para novas amizades, mas seus velhos amigos continuam dando nos seus nervos. Essa fase vai passar, mas só depois do próximo mês. Até lá, aproveite para mudar de ares e conhecer gente diferente. Abra seus horizontes com novas amizades. Tomara que você não tenha abusado da paciência da pessoa amada. Este é um mês difícil para cumprir horários e lembrar do que você prometeu. Além do mais, há uma tendência a dar mais valor às amizades do que ao amor. Assim, o namoro acaba por qualquer besteira.

Touro: A vida familiar pode trazer alguns aborrecimentos, mas sua carreira passa por uma excelente fase. Tudo o que você puder fazer para modernizar suas capacidades e atualizar seu currículo, faça. Você está tendo ótimas oportunidades de crescer profissionalmente e ganhar mais. Achar alguém que tenha os mesmos objetivos que você é muito bom, taurino. Só que este mês também apresenta uma tendência para você se envolver com alguém do seu ambiente de trabalho. Este tipo de relacionamento pode trazer aborrecimentos sérios muito em breve.

Gêmeos: Este é um bom momento para cuidar de sua vida social. Diz-se que não conhecemos bem nossos amigos até o dia em que viajamos com eles. Está aí sua oportunidade de conhecê-los melhor. Faça uma viagem e estreite suas amizades. Você está tendo boas chances de se divertir nesse mês. Algumas pessoas interessantes podem aparecer em seu ambiente de estudos ou até em encontros que tratem de filosofia ou espiritualidade. Fora isso, a vida social está um pouquinho difícil de levar. Quem já tem namoro firme deve evitar perder a paciência e fazer grosserias.

Câncer: A fase de cautela na vida financeira continua, ainda mais porque sua vida familiar pode trazer algumas surpresas. Elas não precisam ser ruins, mas vão pedir um bocado de sua atenção e talvez um pouco de seus recursos. Este é um bom mês para colocar limites em casa e nos amigos. Este mês já está mais propício a levar uma vida que não esteja centrada no amor. Melhor assim, porque você está com a tendência de levar tudo muito à sério e fazer tempestades em copo d'água. Uma paixão pode acontecer, mas ela não parece ter muito futuro.

Leão: Você ainda precisa tomar muito cuidado com suas reações, principalmente as mais violentas. Ao invés de cuidar de seus próprios assuntos, que parecem estar especialmente complicados neste período, aproveite para ajudar alguém que gosta a levar os projetos em frente. É um bom mês para fortalecer seu relacionamento amoroso, mas para aqueles leoninos que ainda estão começando a conhecer o parceiro, muito cuidado. Leoninos não estão pensando com clareza e tendem a idealizar demais a pessoa amada. Ninguém é perfeito.

Virgem: Esta está sendo uma boa fase para arrumar sua casa e sua vida. Se você tem tarefas irritantes para terminar e andava sem paciência para cumprir todas elas, é justamente paciência e disciplina o que você vai ter de sobra neste mês. É só manter o foco no objetivo final a alcançar. Sua rotina diária com a pessoa amada passa por uma fase positiva, mas você está envolvido com alguns problemas que são só seus. Talvez por causa do estresse você esteja um pouco confuso sobre o verdadeiro papel do seu parceiro na sua vida.

Libra: Se você não é a pessoa mais pontual e disciplinada do mundo, tenha um pouco mais de cuidado. Este é um mês em que as pessoas vão cobrar um pouco mais de responsabilidade de você. Cumprir suas metas não vai parecer nada demais, mas se você falhar, o escândalo vai ser maior. Apesar do seu humor não estar dos melhores, sempre vai ser bom ver seus amigos se divertindo. Existem muitas possibilidades de novos namoros para librianos, mas eles não devem durar muito, porque também há muita possibilidade de idealizar o alvo de sua afeição.

Escorpião: A vida familiar passa por uma boa fase, especialmente no que diz respeito a parentes que têm a mesma idade que você ou que têm interesses em comum. A vida social também não vai nada mal. Você só está tendo que lidar com a falta de tolerância de parentes de idade avançada. A vida familiar do escorpiano parece ir muito bem. Há muito romantismo e alegria. Por outro lado, escorpianos que estão pensando em casar devem esperar um pouco. Há muita possibilidade de iludir-se durante este período. Você só está vendo o que quer ver.

Sagitário: Seus estudos passam por um excelente período. Pena que estamos em um mês de férias. Você não precisa esperar alguma cobrança para enriquecer seu intelecto. Até mesmo um livro novo pode abrir seus horizontes. É sua intelectualidade que está mais evidenciada durante este mês. A fase positiva do começo do ano está passando. Pena, mas o sagitariano está mais propenso a dar atenção a um amigo íntimo do que a um amante. Não há nada de errado, mas existem momentos que queremos o mínimo de compromisso. Cobranças não vão surtir efeito.

Capricórnio: Esta é uma excelente fase para sua vida financeira, ainda mais se você trabalha com vendas ou transporte. Capricornianos estão contando com mais contatos para melhorar sua vida profissional. Pode ser que você devida mudar de ramo ou fazer algo que lhe dê mais liberdade. A vida amorosa pode trazer algumas ilusões durante este mês. Algumas deliciosas ilusões. Muitas vezes só temos a oportunidade de viver momentos perfeitos quando aceitamos ver o mundo através de lentes azuis. É claro que as imperfeições aparecerão. Até lá, seja feliz.

Aquário: O inferno astral já passou e o aquariano está passando por uma fase muito mais tranquila do que a do mês passado. O problema com a irritação de outras pessoas persiste, mas você está contando com mais tolerância e muito bom humor. Sua vida financeira também não está nada mal. Pronto! Tudo parece se esclarecer e você já sabe, pelo menos, qual é a tendência de seu coração. Por favor, não se esqueça que há uma diferença muito grande entre o que você QUER que seja verdade e a verdade mesmo. Este vai ser um bom mês para sonhar.

Peixes: O inferno astral chega para todos nós, e não poderia ser diferente com o pisciano. Infelizmente essa época pega justamente o Carnaval e o melhor do verão. Não se deixe abater. O melhor a fazer quando as coisas estão confusas é se recolher um pouco. Medite e descanse bastante. Sua vida amorosa e pessoal passa por uma fase confusa. Isto é um inferno astral no seu calcanhar. Além de pesar seus planos e realizações, você ainda está sentindo que sua vida amorosa precisa de uma decisão e você não sabe qual é. Nem eu. Calma que isso passa.



BALAN, Patrícia. In: Previsões para 2010. São Paulo: Editora Modus, 2009.

________. In: Previsões para o Amor 2010. São Paulo: Editora Modus, 2009.