sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Biografia: Scott Cunningham


SCOTT CUNNINGHAM

Por Raven Grimassi

Scott Cunningham (1956-1993) foi um wiccaniano e um autor popular de mais de quinze livros sobre Wicca e assuntos relacionados. Ele foi uma chave singular na abertura da Wicca para a prática solitária, fazendo com que grande quantidade de informações fosse disponível para aqueles que procuravam pela Arte. Seus ensinamentos focalizaram-se no encorajamento das pessoas a empregar qualquer que fosse o trabalho em suas práticas espirituais, religiosas, mágicas e rituais.

Cunningham foi um excelente herbalista e produziu diversos livros tratando sobre as ervas, incluindo Magickal Herbalism e Cunningham’s Encyclopedia of Magickal Herbs (Llewellyn Publications, 1982, 1985). Seus livros sobre a Wicca conduziram a um sólido aumento na popularidade de Scott e ele tornou-se um dos mais renomados autores wiccanianos de seu tempo. Sua distinção foi instrumental na influência das mudanças que aconteceram nomovimento wiccaniano durante a década de 1980. Devido a sua influência, a religião wiccaniana originalmente saiu das mãos dos iniciados e foi para a arena pública, e muitas tradições ecléticas foram formadas como resultado disto. Cunningham, apesar de ser essencialmente um wiccaniano com estilo próprio, foi iniciado em diversas Tradições instituídas da Arte. Em 1980, ele foi iniciado na Tradição Aridiana e empreendeu um estudo de Bruxaria e Magia de Raven Grimassi. Scott também foi iniciado em duas outras Tradições em 1981: a Tradicional e Reorganizada Ordem da Wicca Gwyddonica e a Antiga Tradição Picto-Gaélica. Adicionalmente, Cunningham foi um iniciado da Wicca Americana Tradicionalista. As vendas de seu livro mais bem sucedido, Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner* (Llewellyn, 1988), alcançou a marca de vendas de 500.000 cópias em 2003.

Os repentinos ataques de problemas de saúde começaram a impedir as aparições de Cunningham, e depois de suas obras literárias. Em 1983, Scott foi diagnosticado com linfoma, uma forma de câncer, e depois em 1990 contraiu meningite criptococácea. A saúde de Cunningham continuou a decair enquanto ele sofria de infecções oportunistas relacionadas com sua doença inicial. Em 28 de março de 1993, Scott deixou este mundo para ir em direção ao próximo.


* Publicado no Brasil sob o título "Guia Essencial da Bruxa Solitária". Clique aqui para ver a crítica e ler um trecho da obra.


GRIMASSI, Raven. Enciclopédia de Wicca e Bruxaria. Tradução de Marcelo Giusepp Lechinski. São Paulo: Gaia, 2004.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guia Essencial da Bruxa Solitária



GUIA ESSENCIAL DA BRUXA SOLITÁRIA

Por Bruno Matsushita



Um clássico da literatura pagã, Guia Essencial da Bruxa Solitária (Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner), de Scott Cunningham, traduzido no Brasil por Cláudio Quintino, pode ser considerado o principal livro sobre a prática solitária da Bruxaria Wicca contemporânea.

Escrito de forma simples e acessível, este livro é indispensável a todos os praticantes wiccanianos que desejam conhecer os fundamentos mágicos da religião Wicca, a estrutura dos seus rituais e os ritos de sabats e esbats.

O livro é dividido em três partes: Teoria, Prática e O Livro das Sombras das Pedras Erguidas.

Na teoria, Scott trabalha os pontos básicos da Wicca, como origens, influência do Xamanismo na religião, divindades, instrumentos mágicos, estrutura dos rituais e sabats. Na prática, o autor discorre sobre a autoiniciação, planejamento de rituais e também apresenta alguns exercícios de Magia para desenvolvimento psíquico e sensibilização do corpo para captar essas influências energéticas. No livro das sombras, temos diversos rituais de sabats, esbats, receitas, uma listagem com as principais ervas e suas correspondências, propriedades energéticas dos cristais e um estudo sobre magia com runas – letras do antigo alfabeto teutônico que são dotadas de poderes mágicos e auxiliam nas práticas mágicas e técnicas divinatórias.

Ficha Técnica
Título: Guia Essencial da Bruxa Solitária
Título original: Wicca: A Guide for the Solitary Practitioner
Tradução: Claudio Quintino
Editora: Gaia
Ano de publicação: 1998
Número de páginas: 247
Formato: 16x23cm
ISBN: 85-85351-68-3

Guia Essencial da Bruxa Solitária é uma excelente leitura para quem está começando a trilhar o antigo caminho da Bruxaria e uma re-leitura dos fundamentos básicos wiccanianos. Abaixo, um trecho do Livro de Sombras das Pedras Erguidas.


-------- )o( --------


O Livro de Sombras das Pedras Erguidas

Palavras para os Sábios...

Ó filhas e filhos da Terra, adorai a Deusa e o Deus e sejam abençoados com a plenitude da vida.

Saibam que Eles lhe trouxeram estes textos, pois aqui estão nossos caminhos na Wicca, para servir e satisfazer os guardiões da sabedoria e da sagrada chama do conhecimento. Pratiquem os ritos com amor e alegria, e a Deusa e o Deus os abençoarão com tudo de que precisam. Mas os que praticarem magia negra conhecerão Sua imensa fúria.

Lembre-se de que você pertence à Wicca. Não mais caminha pelas trilhas da dúvida. Você segue pelo caminho da luz, subindo de sombra em sombra aos mais altos domínios da existência. Mas apesar de sermos os portadores de verdades, outros não desejam compartilhar de nosso conhecimento, portanto celebramos nossos ritos sob céus enluarados envoltos em sombras. Mas somos felizes.

Viva plenamente, pois este é o propósito da vida. Não se afaste da existência terrena. Dela crescemos para aprender e entender, até que renasçamos para aprender mais, repetindo este ciclo até que subamos pela espiral que leva à perfeição e possamos finalmente chamar a Deusa e o Deus de semelhante.

Caminhe pelos campos e bosques; refresque-se com os ventos frescos e o toque de uma flor. A lua e o sol cantam nos antigos locais silvestres: a praia deserta, o deserto árido, a cascata ribombante. Somos da Terra e devemos reverenciá-la, portanto honre-a.

Celebre os ritos nos dias e nas estações apropriados, e chame pela Deusa e pelo Deus quando o momento chegar, mas utilize o Poder apenas quando necessário, e não para fins frívolos. Saiba que usar o Poder para o mal é uma corrupção da própria Vida.

Mas para os que amam e multiplicam o amor, a riqueza da vida será sua recompensa. A natureza celebrará.

Ame, pois, à Deusa e ao Deus, e não prejudique ninguém!


CUNNINGHAM, Scott. Guia Essencial da Bruxa Solitária. Tradução de Claudio Quintino. 5a edição. São Paulo: Gaia, 2002.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vamos à Irlanda?


VIAJE COM A BRUXA E ESCRITORA EDDIE VAN FEU
AO BERÇO DA MAGIA!


As coisas acontecem de maneira inesperada, especialmente quando confiamos! Em 2009, a bruxa e escritora Eddie Van Feu teve a honra de pisar na Amazônia e conviver com seus devas e elementais, podendo trabalhar com sua egrégora maravilhosa a partir de então. Agora, em 2010, ela vai ainda mais longe. Irlanda, o berço da magia, terra das bruxas e dos druidas, abre suas portas com seus castelos, cultura e encantos. Será um passeio lindo, uma viagem dos sonhos e muito rica espiritualmente, pois serão realizados vários rituais lá, incluindo rituais com os dragões, fadas e bruxas ancestrais. Teremos também uma Iniciação num local de grande poder. Esta é uma viagem mágica e a bruxa avisa que não irá sozinha. Dessa vez, você também pode ir! Programe-se e organize-se, pois será uma viagem inesquecível que você não deve perder!

Serão 19 dias entre castelos, banquetes medievais, visita ao castelo mais assombrado da Irlanda (o Castelo Leap), visita ao Museu do Escritor, Newgrange, e outros castelos não tão assombrados! Você pode dar uma olhada no roteiro completo clicando aqui. Para receber o roteiro completo por e-mail com as condições de pagamento, preços e detalhes, peça por e-mail diretamente para a Abbatour: (11) 3258 1100. Você pode conferir a programação completa também no site da Abbatour clicando aqui.

E a bruxa avisa que o mais legal é que o caldeirão poderá ser acendido em vários dos rituais, incluindo a iniciação! Prepare seu manto, turbine sua vassoura e carregue suas pilhas, pois vamos tirar um monte de fotos!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Bruxaria Hoje



A Bruxaria Moderna
Por Bruno Matsushita


A Wicca hoje é completamente liberal e repleta de espontaneidade e alegria – embora
ainda haja alguns grupos de bruxos que creem que esse conhecimento deva ser privilégio de poucos (e de preferência, deles!).

Algumas pessoas acreditam que a Wicca perdeu seu poder e valor por ser tão difundida na mídia. Mas a verdade é que a Wicca nunca esteve tão acessível como nos dias de hoje, o que tem seu lado bom e seu lado ruim, pois ao mesmo tempo em que livros, informações e materiais ficam mais fáceis de serem encontrados, a Wicca passou a atrair muita gente interessada em apenas “ser diferente” e depois que a moda passa essas pessoas caem fora – tão ou mais rapidamente quanto entraram.

É interessante dizer aqui que essas pessoas não ficarão no caminho. Todos nós passamos por fases diversas e cada fase nos ensina algo importante para nosso crescimento. Com toda a certeza, a Wicca tem muito a ensinar a toda essa gente. Como alguns autores costumam dizer, não importa o motivo que fizeram essas pessoas entrar no caminho, o importante é que se está nele, pois é um caminho de auto-conhecimento e amor.

Basicamente, a Wicca de hoje é dividida entre filosofia e religião, divisão essa que aconteceu na Idade Média, durante a Inquisição, período em que as bruxas foram severamente perseguidas pelo clero.

Vivíamos tempos muito sombrios quando os inquisidores caminhavam sobre a face da Terra, caçando bruxas e seus animais de estimação. Naquela época, a Bruxaria não tinha uma definição exata por parte da Igreja e qualquer comportamento tido como estranho ou pouco comum era motivo para alguém ir direto para a fogueira e virar churrasquinho (eles tinham um gosto para diversão duvidoso... Tsi, tsi, tsi). Uma rixa de vizinhas, uma mulher que saía à noite, alguém que possuísse algum gato preto ou que simplesmente acreditasse em fadas ou qualquer outro pensamento dedicado ao oculto era taxado como bruxo ou feiticeiro. As pessoas encantadas, que executavam seus ritos mágicos, tiveram que escolher entre duas opções quando se viram encurralados pela nova fé:

1. Se convertiam ao Cristianismo, alterando o nome de suas divindades, mas ainda assim seguindo os princípios de sua religião anterior, o Paganismo, ou;

2. Continuavam praticando seus rituais na calada da noite, honrando os seus deuses e correndo o risco de virar churrasquinho.

As pessoas que optaram por se converter, mesmo seguindo os princípios do Paganismo, passaram a seguir uma espécie de filosofia, um estilo de vida voltado mais para o cuidado como planeta e seus seres vivos, originando a Wicca como uma filosofia de vida. Os que optaram por continuarem praticando seus rituais pagãos e seguir seus instintos, respeitando seus desejos,deram origem à Wicca como religião, uma arte com princípios, dogmas organizados e uma ética.

O que não se pode dizer é que a Wicca é uma seita, pois enquanto religião, ela é organizada. A Wicca tem fundamentos que são facilmente reconhecidos por seus diversos seguidores (seja na filosofia ou na prática religiosa), como por exemplo ao traçarmos um círculo mágico. Há muitas formas de fazê-lo, mas todas são reconhecidas pelos praticantes da Wicca, uma vez que há um consenso geral sobre os elementos utilizados e estrutura básica. Independentemente da localidade ou da tradição, um wiccaniano reconhece a estrutura de um ritual wiccaniano; por isso, não se pode dizer que a Wicca é uma seita.

Há muitas outras coisas a serem ditas sobre a Bruxaria Wicca, mas seria pretensioso demais tentar passar tudo em algumas postagem, aos poucos irei colocando materiais no blog e assim vamos ampliando nossa carga de conhecimento...

Mas se você quer aprender a praticar Magia de forma séria, segura e com pessoas responsáveis, você pode participar do grupo que coordeno, o Grupo dos Quatro Ventos. Para saber mais, é só escrever para um dos e-mails abaixo:

brunomatsushita@yahoo.com.br
avozdabruxaria@yahoo.com.br


Texto publicado originalmente no periódico A Voz da Bruxaria, ed. 01, outubro de 2008. Revisado e expandido pelo autor em janeiro de 2010.

Dogmas da Wicca


DOGMAS WICCANIANOS
Por Bruno Matsushita

A Wicca é uma religião que repassa um conhecimento milenar e poderoso que, infelizmente, pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal (pois quando executamos um ritual trabalharmos com energias, e energia não tem carga – ela não é boa e nem má, ela apenas é). Partindo desse princípio, surgiu a necessidade de estabelecer um “Código Moral das Bruxas”, dogmas aceitos na maioria esmagadora das Tradições wiccanianas:

I. Faça o que desejar, mas sem a ninguém prejudicar.

Principal dogma wiccaniano, esta primeira Lei nos ensina sobre ética e responsabilidade. Na Wicca, procuramos sempre beneficiar a maior parte do todo. Quando vamos realizar algum ritual (ou qualquer outra atividade cotidiana) devemos sempre nos reportar e refletir sob re esta Lei, fazendo-nos a seguinte pergunta: “Se eu fizer esse ritual, irei prejudicar alguém?”. Sabemos que nem sempre é possível beneficiar todos com algum ritual, principalmente os de saúde, amor e prosperidade, mas é preferível beneficiar sempre a maior parte do todo.

II. Tudo o que fizer lhe voltarás triplicado.

A segunda Lei é muito antiga. Alguns magos não creem que tudo o que fizemos nos volta triplicado, mas eles creem na Lei do Retorno. Ou seja, triplicado ou não, tudo o que fizermos nos será devolvido. Acreditamos que tudo o que fazemos possui uma vibração, uma energia. Nós, bruxos, cremos que a Terra possui um campo áurico de energia que a circunda, esse campo não deixa passar nenhuma energia para fora desse campo áurico. Quando executamos alguma ação (mágica ou não) enviamos uma energia que percorre todos os níveis energéticos terrestres até chegar nessa “barreia”, o campo áurico da Terra, retornando a quem a enviou. Nesse período em que a energia é enviada e retorna ao seu emissor, algumas bruxas creem que essa energia se triplique. Daí o termo “Lei do Tríplice Retorno”.

III. Respeite a evolução alheia.

Nem todos estão no mesmo nível evolutivo. A Wicca, acima de tudo, é uma religião de amor e de respeito. E nós respeitamos a nossa própria evolução e a evolução do outro. Sabemos que cada um tem um ritmo, e esse ritmo deve ser respeitado. Não procuramos “seguidores”, muito menos forçamos outras pessoas a entrarem para nossa religião justamente por esse respeito à evolução dos outros. Sabemos que todo mundo tem um tempo e cada um tem seu cada um. Saiba respeitar a evolução de seu próximo, não criticando suas ações e evite tecer pré-julgamentos. Entenda que nem sempre as pessoas agem como o esperado, já que todas estão juntas num mesmo plano, embora com evoluções e missões diferentes.

IV. Seja humilde.

Na Wicca o aprendizado é constante. Nunca sabemos o bastante e sempre há algo de novo para aprender. Nós aprendemos com tudo, pois tudo é uma manifestação da Divindade. Aprendemos com o nascer do Sol, com a Lua Cheia, com a chuva que cai serena nos campos, com a ingenuidade de uma criança e até com o semblante de um idoso que já é sábio o suficiente para demonstrar muitas emoções com um simples olhar... Na Wicca a humildade é um processo fundamental para desenvolver o respeito. Todos somos irmãos (animais, vegetais e minerais) e somos humildes para reconhecer isso, pois também respeitamos a evolução de todos os seres – independente da forma que eles se encontram.

V. Jamais execute rituais que exijam algum tipo de sacrifício animal.

Por ser uma religião muito ligada à Natureza e todas as suas manifestações, a Wicca condena todo e qualquer tipo de sacrifício, pois encara isso como um ato de total crueldade e totalmente desnecessário. Afinal, é burrice ofertar uma coisa morta a uma Deusa que nutre a vida.

VII. Saber, ousar, querer e calar.

Essas quatro palavrinhas são velhas conhecidas dos antigos magos. É necessário ter um saber, um conhecimento, para praticar a Arte. Dentro da Bruxaria, se faz necessário ousar de vez em quando, pois a bruxa está sempre inovando, experimentando coisas novas, visando que esse desejo nem sempre é suprido por antigas fórmulas, levando, assim, a bruxa a desenvolver seus próprios feitiços e rituais. Precisamos também querer intensamente algo para que esse algoaconteça, sem força de vontade, sem o desejo, a bruxa sabe que nada consegue. O calar é umproblema para bruxos modernos, visando que vivemos em uma era onde o conhecimento nãotem limites e pode ser acessado de qualquer parte do planeta através da Internet e livros que são lançados diariamente sobre Bruxaria. Antigamente, em tempos mais escuros, os bruxos sentiam a necessidade de calar, pois estavam literalmente entre a cruz e a fogueira da intolerância (dos cristãos ou de outros bruxos). Hoje em dia já não temos a necessidade de calarmos e podemos espalhar a Magia aos quatro cantos...


Texto publicado originalmente no periódico A Voz da Bruxaria, ed. 01, outubro de 2008. Revisado e expandido pelo autor em janeiro de 2010.

Ajude o Haiti: Petição

Os corpos são amontoados nas ruas de Porto Príncipe


Quer ajudar o povo do Haiti e não sabe nem por onde começar? Uma coisa simples e fácil que você pode fazer é assinar a petição on-line que está no link abaixo para que a dívida do país seja cancelada. É fácil, rápido e não dói! Assine!



Para saber sobre o futuro desse povo haitiano, leia essa matéria nesse site de estudos de pesquisadores da UNICAMP:


Acenda velas e incensos e envie energias positivas ao país... Somos todos um. Quando um cai, todos caem. Quando um sofre, todos sofrem. Ajude... Acenda essa ideia!

Um beijo,


Bruno Matsushita

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Segundo encontro...




Atenção, galera! O segundo encontro do Grupo Quatro Ventos já foi marcado e será nessa reunião que discutiremos sobre os assuntos que serão abordados no círculo de estudos (programa de estudo) e também nos planejaremos para Lughnasadh (celebraremos numa linda clareira em Ângulo e faremos diversos rituais durante o dia). Conto com todo mundo novamente! Beijos!


2o. Encontro do Grupo Quatro Ventos
Quando: 24 de janeiro de 2010, domingo
Horário: 17h30
Onde: Praça de alimentação do Shopping Maringá Park
(4o. piso, perto dos brinquedos)



~ Bruno Matsushita ~

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sobre a Wicca




WICCA: A RELIGIÃO DA GRANDE DEUSA

Por Bruno Matsushita

A Wicca é uma religião neopagã centrada no equilíbrio do homem com a Deusa e o Deus, através da natureza e suas leis, aceitando inclusive técnicas de Magia. A Wicca possui milhões de adeptos em todo o mundo (estima-se que sejam mais de 17 milhões) e está em franco crescimento no Brasil.

Muitas pessoas ainda têm uma visão equivocadas sobre a bruxa, sendo, na maioria das vezes, extremistas. Ou acreditam numa bruxa feia, má, com um verruga no nariz que cozinha criancinhas em seus rituais demoníacos; ou acreditam numa bruxinha graciosa que solta purpurina por onde passa. Mas quando conhecemos uma bruxa de verdade, fora dos contos de fadas e livros inspirados, vemos que ela é uma pessoa comum e não é nada daquilo que pensávamos ser – ou nos fizeram acreditar. As bruxas são belas, inteligentes, usam os poderes das ervas e cristais, não fazem mal a nenhum ser vivo, algumas entram na igreja e a maioria tem paixão por crianças – e não é para cozinhá-las!

"A Wicca é uma religião festiva que brota de nossa união com a natureza. Ela nos une às Deusas e aos Deuses, às energias universais que criaram toda a existência. É uma celebração da vida, positiva e pessoal.”
Scott Cunningham


A palavra Wicca, segundo alguns estudiosos, deriva do inglês arcaico witche (correspondente a “bruxa”) ou wit (correspondente a “astúcia, sabedoria”). A Wicca é uma religião que visa resgatar a cultura dos antigos povos celtas, que viveram espalhados pelo continente europeu há 4 mil anos.

Por estar muito ligada à Natureza e seus moradores, a Wicca também está associada ao Xamanismo, prática indígena nativoamericana que prega a ligação do homem com a Divindade através do equilíbrio com a natureza e suas forças, datando dos tempos mais remotos da Humanidade, quando ainda dávamos os primeiros passos sobre a Terra. O termo xamã (o líder do grupo que ficava a seu cargo contatar os espíritos, hoje poderia ser considerado um “bruxo”) tem origem no vocábulo siberiano saman, muito parecido com o termo sânscrito sramana que significa “inspirado pelos espíritos”.

Como vimos, os bruxos sempre estiveram presentes sobre a face da Terra, mesmo que recebendo outras denominações. Uma das vertentes mais populares da Bruxaria é a Wicca, que foi popularizada por Gerald B. Gardner, mais precisamente em 1954, com a publicação do livro Witchcraft Today (A Bruxaria Hoje), na Inglaterra, pois até 1951, a Bruxaria era proibida por Lei. Hoje, a Bruxaria se divide em muitas Tradições, mas a principal expoente da Wicca e responsável pela popularização da Arte é a Wicca Gardneriana, Tradição criada sob os pensamentos e conceitos de Gerald Gardner. Cremos também que o estado natural das coisas é o equilíbrio. Tudo depende da união das polaridades: masculino e feminino, bem e mal, claro e escuro, e assim por diante, para que as coisas se mantenham em total harmonia. Por isso acatamos o conceito de Deusa e Deus, simbolizando as duas grandes forças que movem toda a roda do universo.

Assim como muitas religiões orientais e vertentes pagãs, a Wicca adere à re-encarnação. A re-encarnação é a crença de que o espírito pode voltar a este plano existencial, encarnando diversas vezes, para se aperfeiçoar e evoluir; essas re-encarnações geralmente são ligadas a uma missão. Para nós, a morte neste plano material é apenas um renascimento em um outro lugar, esse era o motivo das grandes festividades celtas em homenagem aos mortos serem repletas de danças, músicas e alegria (não um voto de silêncio, um luto silencioso).

Embora existam muitas Tradições dentro do caminho da Bruxaria Wicca, grande parte dos wiccanianos (denominação que recebe os praticantes da Wicca) são bruxos solitários – por opção ou por não encontrarem pessoas sérias para trilharem juntas este caminho fantástico. Claro que existem vantagens e desvantagens em não ser (ou não) integrante de um coven (denominação de um grupo de bruxos). A desvantagem é que não temos com quem trocar informações e experiências e a vantagem é que estamos livres para seguir nosso ritmo e estudar aquilo que nos atrai mais, podendo, inclusive, fazer uma amálgama de conhecimentos que falam em nossos corações. Quando seguimos o caminho solitário, podemos incluir deidades gregas, hindus e até mesmo angélicas em nossos rituais e não apenas deidades celtas, como pregam algumas Tradições. Também rola muita confusão na questão de divindades dentro da Bruxaria. Alguns praticantes acreditam que apenas divindades celtas podem ser adoradas dentro da Wicca, outros acreditam que divindades gregas, romanas e hindus também podem ser honradas, outros ainda não acreditam em anjos, abolindo-os de seus panteões ritualísticos. Acredito que toda forma de energia é válida e divindades não se importam muito com o nome que damos à elas. São nomes. Apenas nomes. E se ela se importa com algo tão banal e humano quanto um nome, significa que ela não é tão evoluída assim para ser uma divindade. Por isso, não importa se você trabalha com divindades célticas, romanas, gregas, hindus, egípcias, católicas ou angélicas, o importante é trabalhar com essa força criativa poderosa. Quando seguimos o caminho solitário, temos o poder para decidir em que acreditar, desde que esses conhecimentos sejam reconhecidos em nossos corações e trabalhe dentro da linha da construção, a linha do amor universal.

Mesmo com tantos outros bons atributos, grande parte dos wiccanianos, pelo menos aprincípio, entra para a Wicca fascinados pela prática da Magia. Dentro da Wicca, a prática de rituais, encantamentos e sortilégios são tidos como comuns, pois é uma maneira de unirmos-nos às energias primordiais, às energias da Deusa e do Deus. Um ritual nada mais é que o ato de colocarmos nossa vontade sobre o plano divino, atraindo para nossas vidas o que desejamos. Vale ressaltar que a Magia não é sobrenatural. Pelo contrário. A Magia é natural, principalmente dentro da Wicca, pois trabalhamos com a natureza e suas manifestações.

Muitas pessoas possuem uma visão equivocada a respeito da Wicca, acreditando que ela é uma religião satanista ou que apenas mulheres podem participar. Vamos esclarecer esses mal-entendidos...

Os wiccanianos não creem no demônio, pelo menos não no demônio exposto pela Igreja Católica, pois acreditam que ele seja apenas mais um personagem da Igreja para aterrorizar ou manter cativos seus fiéis, sendo, portanto, criação de uma sociedade judaico-cristã. Eu particularmente também não creio no demônio como o pintado pela Igreja, mas acredito que existam outras “forças” capazes de fazer o papel da tal besta apocalíptica. Sendo ou não uma criação da Igreja, vale ficar de olhos bem abertos com algumas “armadilhas” que esses espíritos menos evoluídos tentam nos pregar de vez em quando... Daí a importância de se praticar apenas o bem, executando ações que expressem amor, pois cremos que semelhante atrai semelhante e se você lida com energias amorosas e benéficas, com toda a certeza você atrairá apenas espíritos nessa mesma vibração.

Quanto ao fato de algumas pessoas jurarem de pés juntos que apenas mulheres podem fazer parte da Wicca, posso garantir que é apenas um mal-entendido. A Wicca é uma religião matrifocal e não matriarcal. Quando dizemos que uma religião é matrifocal, estamos afirmando que ela tem foco no feminino, e não que apenas mulheres podem participar. Uma religião matriarcal é uma religião governada (praticada) apenas por mulheres.

Depois do advento do Cristianismo, nosso lado feminino foi abafado por uma série depreconceitos ridículos, e, infelizmente, ainda carregamos sobre as costas esse fardo equivocado e completamente inútil. A Wicca visa resgatar esse nosso lado esquecido, mas que ainda vive dentro de nós, nossa “essência feminina” (isso, antes que você rode a baiana, solte a macaca e pule das tamancas, vou logo explicando: tem a ver com energia e não com sexualidade). Dentro da Wicca trabalhamos com a energia da feminilidade, nosso foco é o feminino, mas homens emulheres podem – e devem! – usufruir de seus benefícios.



Texto publicado originalmente no periódico A Voz da Bruxaria, ed. 01, outubro de 2008. Revisado e expandido pelo autor em janeiro de 2010.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Revolta do Ipê


Recebi o e-mail abaixo da bruxinha e amiga Mari, lá de Joinville, Santa Catarina. Infelizmente não veio com a fonte e com o zoom não conseguimos ler o anexo, mas é uma notícia no mínimo interessante... Beijos!

~ Bruno Matsushita ~


Da Energia se Fez a Vida


Um ipê amarelo foi cortado e seu tronco foi transformado em um poste. Após o poste ser fincdo na rua, foram instalados os fios da rede elétrica. Eis que a árvore se rebela contra a maldade humana e resolve não morrer. Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor. Rebrotou e encheu-se de flores.

Assim é a natureza... Vencedora.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Como foi o encontro...



O primeiro encontro wiccaniano de Maringá em 2010 foi animado! Mesmo parecendo que o mundo cairia lá fora, muita gente (nova, diga-se de passagem) compareceu e pode bater um papo sobre Magia Natural, Alta Magia e outros assuntos interessantes que iam surgindo no decorrer das discussões.

Gostaria de agradecer de cor ao Espctro, Vanessa, Al, Davi, Carol e especialmente ao Carlos. Muito obrigado a todos vocês e aos poucos vamos plasmando nosso Grupo e criando uma egrégora forte com/para ele. Para quem perdeu, não precisa chorar! Tem mais, anota aí!



2o. Encontro do Grupo Quatro Ventos
Quando: 24 de janeiro de 2010, domingo
Horário: 17h30
Onde: Praça de alimentação do Shopping Maringá Park
(4o. piso, perto dos brinquedos)




Neste encontro nós debateremos sobre os assuntos que serão abordados no círculo de estudos (programa de estudo) e nos planejaremos para Lughnasadh (celebraremos numa clareira linda e faremos diversos rituais no dia). Conto com todos novamente! Um beijo,


~ Bruno Matsushita ~

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Religião x Política


Participei recentemente de uma mesa redonda sobre religião e política na UEM. Vários representantes de muitas religiões compareceram e participaram da mesa redonda. Percebi que poucos sabiam realmente a função política da sua própria religião e confesso que isso me deixou um pouco decepcionado (afinal, qual a função da religião então?!), mas entre discursos deslocados e pregações acaloradas, todos sobrevivemos e pudemos conhecer mais sobre as religiões, embora ainda há aquela nuvem escura sobre nossas cabeças que questiona a função política de tais religiões. Abaixo, publico minha pequena pauta para a mesa redonda.

Um beijo,

Bruno Matsushita


------- )o( ------


O foco em estudo é a política e a religião. Ambas estão amalgamadas quanto ao quesito prático, uma vez que a política não pode prescindir plenamente da religião e o discurso religioso tem sim função política.

Para evitar uma luta entre o bem e o mal (ou seja, quem não segue determinadas diretrizes político-religiosas), instituímos a razão e tentamos separar a política da moral religiosa. Maquiavel já disse que a política tem um status próprio e diferente da moral religiosa. Mas isso é possível? Como?

A política também sempre esteve atrelada à violência (seja ela de qual ordem for). Ela, a violência, está presente em nosso dia-a-dia, assim como a política. Algumas pessoas preferem não ver que há miséria humana, machismo, abuso e maus tratos às mulheres, preconceitos e destruição da natureza... Essas pessoas acreditam que sendo apolíticas elas serão automaticamente boas e assim se voltam ao intimismo, ao eu. Mas o inverso é que é verdadeiro. Essas pessoas que se voltam ao intimismo cumprem um papel político também: aliviam a pressão e são anestesiadas por essas crenças. É mais fácil se conformar, entregar a uma divindade o ônus e o bônus. Falta-nos responsabilidade...

E aí entra o ativismo pagão. Nós buscamos nos equilibrar com as forças da natureza e, assim, viveríamos num lugar onde há respeito e dignidade a todos os seres. O Paganismo defende muito as questões ambientais, uma vez que a natureza é a manifestação da divindade e nossa morada. Nós procuramos ser conscientes dessa forma ocidental de viver, onde consumir é mais importante que usufruir. Nós também não tentamos convencer ninguém de nossas crenças, pois pregamos a liberdade de expressão e o Paganismo trabalha com a questão da responsabilidade, você é o responsável por estar onde está e não uma divindade num plano distaaaaaante. Uma andorinha só não faz verão, mas preferimos fazer a nossa parte, não deixamos de fazer o pouco que podemos por não conseguirmos fazer o muito que queremos.

Dizem que política e religião não se discutem, mas gostemos ou não elas estão entrelaçadas em diversos contextos históricos. Podemos falar um pouco sobre a Inquisição (que mais tem a ver com o Paganismo).

Ela foi instituída em 1232 pelo papa Gregório IX e vigorou até 1859. O objetivo principal era combater as heresias. Ela tinha um funcionamento próprio e bastava uma denúncia para abrir um processo, eles davam preferência para processos de delação (anônimos), uma vez que eles também utilizavam a Lei de Talião (o acusador paga se não comprovarem a denúncia).

Quem caía nas mãos da inquisição dificilmente saía vivo, mas os réus poderiam contar com um advogado (que era designado pelo tribunal e deveria ser bastante fervoroso na fé católica), seu objetivo era fazer o réu confessar logo e se arrepender.

As penas para quem fosse condenado eram várias: torturas crueis e a fogueira, mas geralmente todas as pessoas tinham os bens confiscados (isso constituía a base financeira da Inquisição). Assim, a Igreja foi acumulando bens e o Tribunal do Santo Ofício foi ganhando complexidade... Acredito que todos saibam o que aconteceu no fim das contas, então não me estenderei no assunto.

Outro exemplo também foi a perseguição aos judeus em Portugal, mas o fato é que embora pela mentalidade medieval e inquisitorial não fosse a Igreja que executasse a sentença (e sim o Estado), ela era quem julgava, torturava e, indiretamente, matava sem nome de Deus, do Poder e da Política.

Para finalizar, gostaria de dizer que a linguagem religiosa está cada vez mais presente no discurso político porque, por mais laico que seja o Estado, os políticos serão guiados pelos valores fundados em preceitos morais e/ou religiosos. A política não pode prescindir a moral. E a principal moral do Paganismo é: faça o que desejar, desde que não prejudique ninguém.

Vênus, a deusa do amor

La Naissance de Venus, de Botticelli


Vênus, a deusa do amor
Regente de 2010

Quando Vênus foi dada por seu pai, Zeus, em casamento a Vulcano, a deusa do amor não demonstrou nem alegria, nem tristeza. Vulcano era um anão de aparência deplorável que vivia sob a terra. Vênus sabia que não adiantava ir contra a vontade4 de seu pai, portanto, não iria causar nenhuma crise. Claro que nem passava pela cabeça da caprichosa deusa ser fiel a um marido que não era de seu agrado...

A infidelidade de Vênus não se devia à sua inconstância afetiva, e sim a seu desejo. A vida precisa ser apreciada, bem vivida, saboreada. Ao contrário de Marte (um de seus amantes), ela não pretendia perder tempo em discussões e brigas. Sua passividade era apenas aparente. Por baixo do semblante ameno e adorável, havia um caráter feito de aço. Nela, ninguém nunca mandou.

Como regente dos signos de Touro e Libra, vemos Vênus por dois ângulos. Sob o ponto de vista de Touro, ela é a deusa que se encanta com os prazeres simples e possíveis: uma cama quentinha, chocolate, uma tarde deitada na grama sob o sol sem nada para fazer e ninguém pra atrapalhar...

Dizer que Vênus rege Touro é quase como dizer que ela rege a própria Terra. Ela tem uma relação muito estreita com o que é real - ou com o que seus sentidos percebem. Vênus em Touro quer agradar aos sentidos: uma boa música, aromas agradáveis, tecidos delicados para seu tato, um belo prato saboreado sem culpa e gente linda.

Em Libra, Vênus procura o ideal - como tudo poderia ficar ainda melhor. Enquanto em Touro Vênus confia em seus sentidos, em Libra ela usa sua intelectualidade para viver melhor. É em LIbra, o signo da diplomacia e da justiça, que Vênus compartilha tudo o que desfruta em Touro. É em Libra que Vênus tenta ensinar ao mundo o que é bom e o que é melhor: o que é bom para todos.

Se o ano de 2010 tiver as influências de Vênus bem aproveitadas, saberemos distinguir bem quando o orgulho e o revanchismo atrapalham nossa felicidade. Vênus vai nos ensinar, acima de tudo, que a vida é feita de prazeres. Tudo está no nosso foco. Manter nossa atenção no que não é satisfatório pode gerar nada mais do que infelicidade. Claro que precisamos de incentivo para conseguir tudo aquilo que não temos, mas vamos ver o que já nos aconteceu de bom. Vamos ver o que já conseguimos. Vamos olhar o que há de bonito na vida.

Contando com nossa bela Vênus para influenciar este ano, as artes podem sofrer mudanças no sentido de refinamento. Vênus não aceita "trabalhos toscos" - arte sem capricho. Podemos ter um tipo de música mais romântica e menos barulhenta. A diferença entre melodia e barulho fica bem clara sob a luz de Vênus.

Saturno deve fazer este ano um pouco mais difícil para os casamentos. Em compensação, Saturno sempre foi um planeta organizador. O grande número de divórcios poderia ser resultado da falta de comprometimento que as pessoas estão tendo com a instituição do casamento. Isso é até possível, mas não devemos esquecer que o divórcio é, na verdade, uma conquista. Quantas mulheres e homens passavam a vida atrelados a um casamento infeliz, sabendo que estavam proibidos de abandonar seus lares.

A verdade é que quem não lutar por seu amor e não souber amar vai acabar perdendo este aspecto de sua vida. A solidão está aí, não como uma punição, mas como algo que vai nos ajudar a entender o que faz uma vida a dois e os motivos de tentarmos estabelecê-la. Um casamento ou uma simples união não pode acontecer por medo da solidão ou para garantir um status social. Ela precisa ser a resposta natural de duas pessoas que se amam. Por isso, e pela facilidade com que as pessoas esquecem essa lição, muitos relacionamentos podem não sobreviver a este ano. Infelizmente, nem Saturno, nem Vênus aceitam nada menos que o melhor - só o melhor.

Enquanto passamos pelas duras lições de Saturno, Urano, regente de Aquário, passa para Peixes. Isso vai ajudar ainda mais o terrenos das artes, principalmente da música. Estamos vendo o alvorecer de uma nova influência. A revolução que nos espera - porque Urano causa justamente isso, revoluções - acontece bem abaixo da superfície. ELa vai existir em camadas mais profundas na nossa psique, do nosso sentimento. É bom que Vênus esteja regendo este ano de começos.

Precisamos nos preparar para o belo e para acreditar que merecemos o melhor. Merecemos, sim, o melhor no nosso ponto de vista, o melhor no que nos diz respeito - e nada menos que o melhor.



BALAN, Patrícia. In: Previsões para o Amor 2010. São Paulo: Editora Modus, 2009.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Primeiro encontro marcado!

A May Day Celebration, de William Powell Frith


Atenção, galera! O primeiro encontro do Grupo Quatro Ventos já está marcado! Nos encontraremos para um café superanimado para conversarmos sobre Wicca e sobre a vida, esclarecerei também as dúvidas do pessoal que quer participar do grupo de estudos ou do coven.

O grupo de estudo tem o objetivo de esclarecer as práticas da Bruxaria Wicca de forma simples e prática. Os encontros do grupo serão quinzenais e acontecerão aos sábados ou domingos (conforme disponibilidade dos participantes), as aulas são apostiladas, com duração de duas horas e ministradas por mim. Elas serão divididas em teoria e prática, faremos também alguns rituais durante a aula. Será cobrada uma taxa irrisória de 10 Reais mensais a quem desejar participar do grupo. Alguns temas abordados durante o curso:

O que é Wicca;
Dogmas wiccanianos;
Divindades: A Deusa e o Deus;
Mitologia;
Os Quatro Elementos;
Instrumentos mágicos;
Sabats e Esbats;
Estrutura básica dos rituais wiccanianos;
Círculo mágico;
Ervas;
Cristais;
Velas;
Incensos;
Pós e poções;
Bruxaria de cozinha;
Aura e chacras;
Proteção e defesa mágica, etc.

Depois de concluir o programa de treinamento do grupo de estudos, (que durará cerca de um ano e um dia) o participante poderá se iniciar na Bruxaria Wicca e participar ativamente do coven. Para participar do coven, é necessário ter um conhecimento básico acerca de energias e das práticas wiccanianas.

O encontro acontecerá neste domingo, anote!


1o. Encontro Aberto Grupo dos Quatro Ventos
Quando: 10 de janeiro de 2010, domingo
Horário: 16h00
Local: Café da Livraria Espaço do Livro (Shopping Maringá Park)


Conto com a presença de todos! Beijos!


~ Bruno Matsushita ~

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Previsões - Janeiro de 2010

Portrait of a Lady, de Jean-Leon Gerome


O ano começa pedindo muita paciência de todo mundo - o que provavelmente não vai adiantar nada, porque TODO MUNDO vai estar estressado. O que acontece nestes períodos é que a raiva está crescendo internamente. O aspecto que está causando isso é o Marte retrógrado em Leão. Ele vai durar até meados de março. Até lá muita gente vai reagir de forma despropositada e desproporcional aos aborrecimentos. O negócio vai ser perceber quando o copo está pronto para transbordar. Contar até dez, sair da sala ou respirar fundo até adiantam - contando que você lembre de fazer isso tudo a tempo - antes de dar um ataque.


Fora isso, o mês está proporcionando os planos para quem quer evoluir na carreira. Tudo bem que janeiro não é o melhor mês do ano para investir no trabalho, mas você pode fazer suas resoluções. Tudo bem que todo mundo faz isso no começo do ano. Todo mundo jura de pés juntos que vai pagar todas as dívidas, emagrecer, reformar a casa e mudar de emprego. O negócio é planejar estas coisas com mais seriedade. Se você fizer um plano possível de metas alcançáveis, com um passinho de cada vez, pode até ser que consiga realizar seus sonhos.

Este também é um bom mês para quem precisa rever assuntos práticos no que diz respeito ao relacionamento. Em novela tudo é muito mais simples. Você tem o dia todo, às vezes meses, resumidos em meia hora. Aqui no mundo você precisa tomar cuidado onde deixa a toalha molhada, tem que lavar a louça, tem que telefonar regularmente - mas não de cinco em cinco minutos - e todas as regras que fazem parte da arte de viver com outra pessoa. Existem regras básicas em um relacionamento. Estas regras são baseadas em respeito, consideração e cortesia. Se você conseguir ajeitar essas regrinhas, o amor vai ter mais espaço para agir. Quando esquecemos destes conceitos básicos acabamos espremendo o amor no espaço da tolerância. Aí ele vai encolhendo, encolhendo e acaba pulando pela janela.


ÁRIES: Mês de muita ambição e muita vontade de melhorar de vida. Suas atividades sociais estão um pouco comprometidas no que diz respeito a velhos amigos - então faça novos! Todas as atividades estão tendo excelentes aspectos. Aproveite para fazer bons contatos para o trabalho.

TOURO: Alguns problemas familiares vão fazer com que você tenha vontade de sumir do mundo e viajar. Só tome cuidado com viagens na primeira metade do mês. Elas tendem a atrasar e causar mais confusões que o normal. A partir do dia 17, as viagens vão ser muito mais tranquilas.

GÊMEOS: Neste mês sua vida social está passando por sérios perigos. Você pode se desentender com velhos amigos ou conhecidos que sejam importantes para você. Tudo isso por conta de palavras mal colocadas ou algo que o outro não entendeu muito bem. Fique na sua e tenha calma.

CÂNCER: Assuntos financeiros estão pedindo muito cuidado. Se você estava pensando em fazer uma grande compra, ou gastar um dinheiro que estava guardando, pense muito antes de fazer o negócio. O melhor seria adiar seus investimentos até abril, pois sua vida financeira não vai muito bem.

LEÃO: O maior perigo destes primeiros meses do ano são as brigas e discussões acaloradas. Não perca a calma nem tenha reações violentas por nada deste mundo. Você não está controlando bem sua agressividade e pode dizer, ou fazer, algo que vai causar arrependimento depois. Tenha calma.

VIRGEM: O começo do ano também não está muito bom para virginianos. Você tem uma raiva contida que não sabe de onde vem. Pois ela vem de Marte retrógrado em sua casa doze. Isso significa que alguém está jogando uma energia muito negativa sobre você e é melhor se recolher.

LIBRA: Nem pense em se meter em grandes multidões onde alguma arruaça possa acontecer. Tem sempre alguém que se machuca sem ter nada a ver com a briga. Com Marte retrógrado na casa onze, esse alguém pode ser você. É melhor ficar longe de gente estressada e multidões animadas.

ESCORPIÃO: O mês está muito propício para melhorar sua bagagem de informação. Tudo bem que estamos em janeiro, mas se você quiser melhorar suas notas na sala de aula ou adquirir um novo conhecimento, este começo de ano está perfeito para isso. Você pode até aprender outro idioma.

SAGITÁRIO: A vida financeira passa por uma excelente fase, mas tome muito cuidado com propostas para investir seu dinheiro. O melhor é manter o conforto financeiro em segredo, pois muitas pessoas estão dispostas a arriscar tudo o que é seu na chance de ganhar um pouco mais. Seja mais prudente.

CAPRICÓRNIO: Depois do seu inferno astral há uma sensação de facilidade no ar. Sua vida vai passar por algumas transformações e você vai ter que re-visitar seu passado para seguir em frente com sua vida. Algumas contas esquecidas vão ter que ser acertadas e nem todas elas têm a ver com dinheiro.

AQUÁRIO: Seu inferno astral está prometendo ser uma época confusa, ainda mais porque não é só você que está sofrendo coma confusão. Alguém que você gosta pode estar mais agressivo nesta fase. Vai ser difícil lidar com o inferno astral e o destempero do outro ao mesmo tempo. Paciência.

PEIXES: Sua vida familiar promete alguns aborrecimentos neste começo de ano. Não leve tão a sério as manchas na mobília e os vasos quebrados. Sua vida é muito mais do que todos esses objetos. Não destrate as pessoas que você gosta só porque elas estão interferindo na sua rotina. Seja tolerante.


BALAN, Patrícia. In: Previsões para 2010. São Paulo: Editora Modus, 2009.

Feliz ano novo!

Summer Issue, de Seymour Joseph Guy


O ano está começando e o Grupo Quatro Ventos deseja a todos os leitores um ótimo 2010! Que neste ano todos os nossos sonhos se realizem em luz e graça, na plenitude da vontade da Mãe.
Informamos que retornaremos às atividades normais em fevereiro e contamos com a participação de todos, em breve colocaremos as novidades sobre o grupo de estudos e o coven, tanto para membros quanto para quem quiser se filiar neste novo ano.

Beijos enluarados,

~ Bruno Matsushita ~