terça-feira, 27 de outubro de 2009

Só conheço dois caminhos...

Life is a road, de Dominika Debska


Só conheço dos caminhos,

os mesmos que aprendi quando menina.
Num, o coração se abre verdadeiro
desmanchado em mágoas,
lágrimas e tristezas de amor.
Noutro, sobreviver é imperativo
e a noiva alimenta a vida.
A primeira alternativa
me descobre vulnerável e nua,
me mata.
A segunda me consome
a doçura e o prazer,
morro.
E como, até hoje, me deparo
na mesma encruzilhada,
escolho a vida.

(Margarida, publicado em Ame e Dê Vexame, de Roberto Freire)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Eros e Anteros


Caos, a Noite e Érebo só puderam se unir e procriar pela intervenção de uma força divina, eterna como os elementos do próprio Caos, pela intervenção manifesta de um deus que, sem ser propriamente o amor, tem como este, no entando, alguma conformidade.

Em grego, esse deus antigo, ou, antes, anterior a toda antiguidade, chama-se Eros. É ele quem inspira ou produz essa simpatia invisível e frequentemente inexplicável entre dois seres, para uni-los e procriar novas seres. A força de Eros se estende além da natureza viva e animada; ela aproxima, une, mistura, multiplica, varia as espécies de animais, de vegetais, de mionerais, de líquidos, de fluidos, numa palavra, de toda a criação. Eros é, pois, o deus da união, da afinidade universal. Nenhum ser pode fugir de sua influência ou da sua força. Eros é invencível.

No entanto, ele tem por adversário no mundo divino Anteros, isto é, a antipatia, a aversão. Essa divindade possui todos os atributos contrários aos do deus Eros: ele separa, desune, desagrega. Talvez tão salutar quanto Eros, tão forte e tão poderosa quanto ele, impede que os seres de natureza dissímil se confundam. Se por vezes semeia à sua roda a discórdia e o ódio, se prejudica a afinidade dos elementos, pelo menos a hostilidade que cria entre eles contém cada um em limites fixos e, assim, a natureza não pode voltar a cair no caos.


COMMELIN, P. Mitologia Grega e Romana. 2a. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A sensatez de Herbert Viana


Cirurgia de lipoaspiração?

Pelo amor de deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipoas e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a autoimagem. Religião, é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.

Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

OK, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas...

Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é legal. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor. Seja ele quem for."


Herbert Viana
Cantor e compositor

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

É tempo de mudança


"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência."
Paulo Coelho, em Na Mergem do Rio Piedra, Eu Sentei e Chorei


Alguns antropólogos dizem que a crença no processo de reencarnação iniciou-se na era paleolítica (que corresponde o período de no mínimo cem mil anos antes de nossa era), quando o homem dito primitivo realizava seus ritos fúnebres aos entes queridos. Mesmo sendo rituais relativamente simples, demonstravam uma “desconfiança” do homem para com algo além da vida.

A
morte sempre foi um assunto fascinante para mim. Sempre gostei de história de homens que se transformavam em fantasmas, fantasmas que gostariam de ser homens... Essas histórias inspiram medo em nossas mentes – o mesmo medo que um animal feroz nos proporciona. O processo de morte está completamente atrelado à vida, uma vez que as duas dependem uma da outra para existirem. Num momento qualquer o espetáculo.

Começamos com uma frase do Paulo Coelho e gostaria de terminar o editorial com um trecho de uma música chamada Relaxa (Don't worry about a thing), cuja versão foi feita e é interpretada por Wanessa Camargo em Língua Portuguesa: "Viva a vida sem ter pressa / Ser feliz é o que interessa / Dê mais risada, amor / Sorria, amor / Se vai ganhar, se vai perder / A vida é sua, saiba viver."

Beijos e tenha uma boa vida!


~ Bruno Matsushita ~

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Saramago e a Igreja


SARAMAGO CHAMA A IGREJA DE "REACIONÁRIA" E ACUSA BENTO XVI DE CINISMO


Roma, 14 out (EFE).- O escritor português e Nobel de Literatura (1998) José Saramago chamou o papa Bento XVI de "cínico" e disse que a "insolência reacionária" da Igreja precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva".


"Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual" desta pessoa, disse Saramago em um colóquio com o filósofo italiano Paolo Flores D'Arcais, que hoje lança "Il Fatto Quotidiano".

Saramago, por sua vez, encontra-se na capital italiana para divulgar o livro "O Caderno" e se reunir com amigos italianos, como a vencedora do Nobel de Medicina Rita Levi Montalcini (1986).

No colóquio com Flores D'Arcais, Saramago afirmou que sempre foi um ateu "tranquilo", mas que agora está mudando de ideia.

"As insolências reacionárias da Igreja Católica precisam ser combatidas com a insolência da inteligência viva, do bom senso, da palavra responsável. Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só tem interesse no poder", afirmou.

Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos.

Perguntado se o pouco compromisso dos escritores e intelectuais poderia ser uma das causas da crise da democracia, o escritor disse que sim. Porém, disse que este não seria o único motivo, já que toda a sociedade encontra-se nesta condição, o que provoca uma crise de autoridade, da família, dos costumes, uma crise moral em geral.


Saramago destacou que o fascismo está crescendo na Europa e mostrou-se convencido de que, nos próximos anos, ele "atacará com força". Por isso, ressaltou, "temos que nos preparar para enfrentar o ódio e a sede de vingança que os fascistas estão alimentando".

A visita de Saramago a Roma acontece a um dia do lançamento do seu mais novo livro "Caim", no qual volta a tratar da religião. EFE


Fonte: Yahoo! Notícias.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Programa Supra Sumo

Gather Ye Rosebuds while ye may, de John William Waterhouse


As bruxas sempre estiveram no imaginário popular. Feitiços, poções, caldeirões e voos em vassouras turbinadas em plena Lua Cheia sempre estiveram relacionados às bruxas. Infelizmente, em especial na Idade Média, um período sinistro quando a gente começou a andar pra trás, a Bruxaria sofreu ataques do clero e, desde então, foi associada ao mal e aos demônios.

Hoje em dia a Bruxaria Wicca é algo comum, tão comum que já é citada em livros, novelas e encontramos várias revistas sobre o tema em qualquer banca de revista. O motivo é simples, nunca tivemos tanta liberdade quanto temos hoje! Depois da Revolução Industrial vivemos tempos malucos e a Wicca nos faz pensar sobre nossas atitudes, tornando-nos mais conscientes, e visa resgatar o equilíbrio através da união com as forças da natureza. Nós, bruxos, fazemos rituais para nos unir à natureza, celebramos as estações do ano, as mudanças da Lua e também atraímos amor, prosperidade e proteção com rituais que podem ser feitos por qualquer um – desde que tenham o conhecimento necessário.

Os rituais sempre foram uma das principais causas que atraem as pessoas à Wicca. Dentro da Bruxaria Wicca nós praticamos Magia Natural. Sem sacrifícios, sem demônios, sem pecados ou com medo de um Deus furioso jogar raios em nossas cabeças, nossos rituais utilizam elementos da natureza – ervas, cristais, incensos e velas. A Magia dentro da religião Wicca é tida como normal, pois trabalhamos com as forças da natureza. A Magia é uma ciência, independe de religião para surtir efeito, e, portanto, qualquer um pode praticá-la. Hoje aprenderemos a fazer alguns rituais para amor, prosperidade e proteção.

A Wicca é uma religião pagã que está em franco crescimento no Brasil e tem origens nas tradições do povo celta. Na Wicca honramos uma Deusa e um Deus, que personificam todas as coisas da natureza, e sempre buscamos o equilíbrio. A Wicca não é uma religião onde apenas mulheres podem participar, a mulher tinha um papel importante dentro da cultura céltica, mas o povo celta não era matriarcal (uma sociedade governada por mulheres), era matrifocal (o foco da sociedade era a mulher), mas homens e mulheres conviviam em pleno equilíbrio. A Wicca também não é uma religião satanista, uma vez que suas raízes são mais antigas que a cultura judaico-cristã e, portanto, é impossível que o Deus cultuado em nossa religião tenha ligação com a personificação do mal naquela tradição. Outro equívoco muito comum também é a crença de que bruxas fazem sacrifícios em seus rituais... Mentira! As bruxas são contra toda e qualquer forma de sacrifício, pois temos uma filosofia de respeito e amor à natureza, nós abominamos qualquer tipo de sacrifício, uma vez que honramos a Deusa e o Deus da vida – é uma ofensa oferecer uma coisa morta aos deuses da vida!

Hoje, a Bruxaria Wicca tem atraído especialmente jovens, pois é uma religião que prega a liberdade. Dentro da Wicca, você pode expressar sua religiosidade da maneira que bem entender, desde que não prejudique ninguém (esse é um dos principais dogmas da religião). A Wicca também não faz julgamentos de cor, idade, opção sexual, gosto musical ou limite do cartão de crédito, todos são bem-vindos e aceitos como são.

As bruxas hoje não usam apenas preto e não têm verruga no nariz, pelo contrário, também usam jeans, camiseta e tênis e são pessoas bem humoradas, equilibradas e estão por toda parte. Todos nós temos uma bruxa interior, ela só precisa ser despertada! E nós a despertamos quando ouvimos nossa intuição e praticamos nossos rituais.

Estamos em outubro e o Halloween, o Dia das Bruxas, se aproxima. Essa é a principal festividade religiosa da Wicca. Os costumes religiosos se perderam em meio a doces e fantasias, mas para os antigos povos celtas e para as bruxas, é um período de abertura de portais, onde fadas e o espírito de nossos antepassados podem nos visitar, por isso costumamos fazer grandes festas de Halloween. A morte para os celtas não era encarada com um luto silencioso, era encarada como um rito de passagem para uma outra vida, em um outro lugar. As fantasias são usadas para confundir e espantar os maus espíritos que também visitam nosso mundo nesse dia. Nós podemos aproveitar a energia do dia de Halloween para fazer nossos rituais. Ensinarei três rituais no programa de hoje:


Ritual para Atrair o Amor

Esse ritual nos ajuda a encontrar um amor. Você precisará de uma vela rosa, um incenso de canela e um óleo de rosas (se você quer atrair um homem) ou almíscar (se você quer atrair uma mulher). Acenda o incenso. Pegue a vela rosa e imante-a com o óleo com a mão que escreve, de cima para baixo, mentalizando a pessoa ideal – não mentalize uma pessoa específica, mentalize as qualidade que procura em uma pessoa, pois dentro da Bruxaria não devemos mexer no livre arbítrio alheio. Acenda a vela em um castiçal ou lugar seguro (se você colocar foto na casa, além de matar todos os bruxos da cidade de vergonha, eu finjo que não te conheço!) e mentalize as qualidades da pessoa que deseja encontrar por pelo menos dez minutos por dia. Apague a vela sem assoprar e acenda-a todos os dias, sempre no mesmo horário. Comece o ritual numa sexta-feira de Lua Cheia.


Ritual para Atrair a Prosperidade

Esse ritual é para quem deseja dar um up no lado financeiro. Você precisará de uma vela verde, incensos de cravo, um alfinete novo, óleo de laranja e uma cédula de dois Reais. Acenda o incenso e entalhe na vela um cifrão. Imante a vela com o óleo, com a mão que escreve e de cima para baixo, mentalizando tudo o que você fará quando tiver o dinheiro. Visualize com a máxima riqueza de detalhes que puder e sinta como se já tivesse recebido todo o dinheiro, como se seu ritual já tivesse dado certo. Coloque a cédula perto da vela e acenda-a em um local seguro. Deixe a vela queimar até o fim e guarde a cédula em sua carteira. Faça o ritual a cada três meses, sempre com uma cédula diferente (a antiga deve ser doada a alguém que necessita), para manter a energia da prosperidade fluindo em sua vida.


Ritual de Proteção

Às vezes não tem jeito, a gente se sente cansado, a comida estraga facilmente, o leite ferve, a gente perde a circular e tudo parece dar errado... Esses podem ser sintomas de enfeitiçamento, para acabar com isso, tome um banho de alecrim ou sálvia e depois acenda incensos de lótus e velas brancas à sua volta, mentalizando uma luz violeta que envolve todo seu corpo. Esse ritual é simples, porém muito eficaz, pois limpa nosso corpo e forma uma aura de proteção a nossa volta.


Se você gostou de conhecer sobre a Wicca, tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, vocês podem visitar o blog do grupo de Wicca aqui de Maringá ou mandar:

blogdosquatroventos.blogspot.com

brunomatsushita@yahoo.com.br


(Trecho da pauta da gravação do programa Supra Sumo, com Flávio Mantovani, que acontecerá no dia 15 de outubro de 2009. Em breve, outras informações e o vídeo do programa exibido)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Seminário de Metafísica

Saudações a todos!

O convite de hoje é para um evento que estou ajudando a amiga e metafísica argentina Virginia Damario a organizar. O seminário de Metafísica com seu mestre Juan de Dios Garbett, que virá da Argentina ao Brasil especialmente para ministrar os dois encontros, acontecerá neste mês de outubro e conto com a presença de todos, pois os temas são muito interessantes a todos que desejam se aprofundar no conhecimento do mestre Gautama (Buddha) e no autoconhecimento (leia mais sobre a importância do autoconhecimento e a utilização da meditação Vipássana, que será executada no segundo seminário de Juan, abaixo).

Abaixo, as informações sobre o evento. Para outras informações, através dos e-mails:



Vipássana



Conheci a técnica do Vipássana através de uma amiga que estuda e ministra workshops sobre Metafísica aqui em Maringá, a argentina Virginia Damario, que se tornou uma grande amiga, é artista plástica e atualmente dedica-se à divulgação da Metafísica no Brasil e traduz livros do espanhol para o português. Tive a honra de poder revisar dois desses livros traduzidos pela moça - um sobre o mestre Maitreya e o outro sobre a meditação Vipássana.

Em outubro, a Virginia trará seu mestre, Juan de Dios, da Argentina para ministrar dois encontros no SESC de Maringá (as informações sobre o evento você encontra na postagem acima), sendo o primeiro sobre o senhor Gautama (Buddha) e o segundo sobre Vipássana. Abaixo, coloco um texto sobre a meditação Vipássana, extraído do livro "Vipássana: Nobre Caminho do Darma", de Rubén Cadeño, com tradução da Virginia Damario e minha revisão.




VIPÁSSANA
Por Rubén Cadeño

Vipássana é observar a realidade das coisas sem emoções, mentitas nem qualificações, sejam estas positivas ou negativas; é a vivência plena da autoobservação direita da realidade que há em nós e nos rodeia. Além de observar a realidade, é prestar atenção a como nos sentimos ante ela, seja agradável ou desagradável, e não reagir, mantermos equânimes . É ver as coisas com a “Mente de Cristal” – sem a “mente contaminada” –, na forma corrente como são, não como parecem ser, como as imaginamos, cremos ou nos disseram. É penetrar através da aparência das coisas até chegar à verdade última do assunto. É “ver com claridade”, desperto e consciente. É vivenciar a realidade dos assuntos em silêncio, sem pensar, sem conceitos, sem ideias pré-concebidas, sem comentar, sem nada, pura e simplesmente observando sem qualificar. Vipássana é a forma de observar sem explicar nada, porque quando não temos a “mente contaminada” podemos perceber como as coisas se explicam por si mesmas. Isto implica uma forma de viver, já que ao fazê-lo, aceitando as coisas pelo que são, e deixando-as ser de acordo com a realidade, então poderemos nos libertar do ilusório, o maya, o que nos prejudica e causa sofrimento.

Vipássana é a maneira de ver as coisas corretamente e a liberdade de ser, de maneira tal que não sejamos influenciados por situações externas nem internas, seja um Guru, mestre ou facilitador, autoridade familiar, política, social ou de outra índole, senão que estejamos olhando, observando e entendendo por nós mesmos sem autoridade. Com o Vipássana compreendemos as coisas tal como são e entendemos as pessoas tal como são. Portanto, não impomos nossas ideias, conceitos, pré-julgamentos e qualificações sobre nada. Se temos conceitos, ideias e definições, vemos as coisas e as pessoas de acordo com eles que são a “criação humana imperfeita”, em lugar de vê-las tal como elas são.

O Vipássana faz desaparecer a ignorância, a cegueira sobre as coisas, a autoridade externa e interna, as crenças, as imagens, os conceitos, os condicionamentos, as opiniões e ideias, já que estas nos influenciam e bloqueiam, impedindo-nos de ver com claridade o que é a Iluminação. Com o Vipássana, deixamos de atuar e reagir cegamente, inconscientemente; começamos a limpar a mente da contaminação de imagens e negatividades. Desta forma vamos nos liberando da má vontade, da ignorância, do ódio, das depressões, doenças, mentiras, agressividade e rancor.

Todos nós queremos e buscamos a fé, o saber, amar, sair da mediocridade, a cura, ter paz e perdão, porque vivemos sofrendo no temor, na ignorância, no ódio, na depressão, na mentira, na doença, na agressividade e no rancor; e pelo “Princípio de Vibração” irradiamos isto aos demais, impregnando os elétrons desses lugares e a aura das pessoas, desarmonizando-os. Este não é o “Plano Divino de Perfeição” que viemos realizar na Terra. Mas para poder nos libertarmos das aparências negativas que nos causam sofrimento, é preciso que conheçamos a origem do sofrimento, ir à raiz e resolver o assunto na base, extirpá-lo em sua origem, transmutá-lo.

Escapar, evadir, colocar paninhos quentes às situações negativas, não soluciona nada; temos que nos conscientizarmos quando elas surgem, observando-as. Ao fazer isto, a negatividade sozinha, por si mesma, começa perder força e, pouco a pouco, vai se transmutando até dissolver-se de vez. Isto parece mentira que se suceda de maneira tão fácil, mas não temos que apenas acreditar, temos que colocar em prática e convencermos-nos que funciona.

O objetivo do Vipássana é perceber a realidade, e nada mais real que nossos pensamentos e as sensações do corpo, a alegria e a tristeza, a saciedade e a fome, a satisfação e a frustração. Temos que observar como tudo isso vai e vem, aparece e desaparece. Temos que percebê-los, observá-los, sem contaminação da mente.

A Consciência de nossa “realidade” só se pode descobrir através da observação do Vipássana; mas temos que nos entregar, observar com plenitude. Não pode ter distração, porque então seguiríamos o mesmo jogo de sempre, em que a mente está desatenta, dando voltas em montes de assuntos, e por isso nunca chegamos a nada; andamos procurando alguém que solucione nossos problemas, aplicamos o Ensino e não obtemos resultados. O princípio é “conhecer-se, conscientizar-se de si mesmo”; isso é o que propõe o Vipássana. Somente observando-se chega ao autoconhecimento e com ele se produz a Realização, a Iluminação.

Vipássana é um examinar atentamente; é a comprovação, verificação, aperceber-se de algo, dar-se conta de um fato, do que se sucede, vendo-o realmente, sem agregar-lhe a fantasia da “mente contaminada”; sem os conceitos religiosos, políticos, sociais ou morais; sem imagens. Somente pela observação poderemos aperceber-nos da REALIDADE, o SER, o EXISTIR, a VIDA, a SANTIDADE, a ENERGIA e a LUZ.

A primeira coisa a fazer em tudo é observar, e isto precisamente tem que realizar em silêncio, explorando, ouvindo, sentindo, vendo, saboreando e cheirando conscientemente em atitude de alerta, sem chegar a nenhuma conclusão, sem definir, concluir, determinar ou segregar.

Vipássana é a essência de todas as filosofias e caminhos espirituais, a suma da espiritualidade, que vai além de qualquer pensamento, emoção subjetiva, do ser humano ou mestre. O mais sensato que existe. É uma das atividades mais importantes, angulares, determinantes para que possa ativar-se tudo o que se aprende em qualquer Sendero Espiritual verdadeiro.


--------- )O( --------

Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre essa meditação denominada Vipássana e possam ir aos encontros organizados pela Virginia (e que estou tendo o prazer de poder ajudá-la). Se você não mora em Maringá ou proximidades e mesmo assim quer saber mais sobre a meditação, aguarde pois o livro de Rubén Cadeño será lançado no Brasil no dia dos workshops de Juan de Dios no Brasil e vendidos pelo blog Quatro Ventos e livrarias.

Um beijo,


~ Bruno Matsushita ~

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Participe!

Acompanho o blog de uma amiga e bruxa, Eddie Van Feu, e a autora está divulgando uma campanha que é importante demais para não ser compartilhada com todo mundo. Gostaria que vocês lessem o texto, assinassem a lista e depois encaminhassem para todos seus amigos, pois somente assim conseguiremos fazer da união uma força.



Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de violência contra qualquer animal. Porém, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.548/98) que visa acabar com essa proteção para os animais domésticos.

A intenção do Projeto de Lei é alterar o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, retirando a expressão "domésticos e domesticados" e, assim, descriminalizar atos de abuso e maus-tratos contra esses animais.

Essa alteração significaria um enorme retrocesso na história da proteção animal no Brasil, ao tornar ainda mais branda a legislação animal vigente, favorecendo a impunidade.Os inúmeros casos de maus-tratos que se repetem diariamente no país deixariam de ser crime. O combate às condenáveis rinhas de cães e galos, por exemplo, seria dificultado ao extremo.

O momento é delicado, sendo de fundamental importância que todos aqueles que se importam com os animais se manifestem. Lembre-se que a opinião popular é essencial para a aprovação ou rejeição de leis.

A WSPA Brasil elaborou uma carta online a ser enviada aos deputados federais, pedindo que NÃO APROVEM o Projeto de Lei 4.548/98, que modifica o art.32.

Para assinar a lista, acesse o site do movimento: