quinta-feira, 25 de junho de 2009

Decepções, decepções...




Boa noite, meus queridos leitores! Hoje vamos bater um papo sobre decepções... Há basicamente dois tipos de indivíduos que co-existem nessa situação decepcionadora: o que decepciona e o que se sente decepcionado. Isso mesmo, você não leu errado! O outro, por vezes, não nos decepciona, somos nós que nos sentimentos decepcionados. Vamos dar uma olhadinha direito nisso aí?

Há um tempo estava assistindo a um programa que eu sempre gostei (percebi hoje ao ligar a TV que eu gostava mesmo era da Regina Volpato...), Casos de Família. O tema era interessante: decepções. No término do programa, como sempre, a Regina se posicionava sobre o assunto debatido e uma frase dela me chamou muita atenção neste dia: "O outro não tem o poder de me decepcionar, somos nós que nos sentimos decepcionados." Acredito que nada tem significado, exceto aquele que nós atribuímos às coisas, portanto, realmente somos nós os principais responsáveis por nossas decepções. Se uma pessoa sempre gostou de ficar re-lembrando o passado (e isso inclui falar sobre ex namorados), mesmo depois de levar umas frigideiradas na cabeça, é porque é da natureza dessa pessoa fazer tal coisa, se você se decepciona com isso o problema é seu. Ele se sente confortável fazendo isso, você que não. Eu sei que parece um pouco cruel ver as coisas sob esse prisma tão impessoal...

Estamos vivendo um tempo especial: Yule. A Criança da Promessa da Primavera retornou e por isso precisamos re-nascer, reciclar nossas energias para que assim possamos ser mais fortes e estarmos conectados com a energia criadora da Grande Mãe. Mas o que as decepções têm a ver com Yule? No momento que estou vivendo, tudo.

Sei o quanto dói um coração que chora, e o meu sangra neste momento, mas eu tinha que vir aqui e dividir com vocês os aprendizados deste meu momento. Dói? Sim, mas eu aprendi empiricamente que a dor se torna mais suportável com o passar dos dias e com os pores do sol. Talvez leve alguns dias, talvez meses. Depende do tempo de cada um, mas saiba que sempre passa. Enquanto não para de doer, cuide de seu coração... Não deixe que a amargura, o ódio (que é uma espécie de amor, mas que ficou doente) ou o rancor envolva o seu ser - afinal, o câncer penetrará em você, não no outro! Desfrutar desses sentimentos é como tomar veneno e esperar que o outro morra...

Viva e deixe viver. Citando Mário Quintana:

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu, passarinho!

A decepção sempre vem precedida de um novo dia que desponta no horizonte. É um momento de re-começar, iniciar uma nova etapa de nossas vidas. E re-começar não é difícil, como todo mundo pensa. Às vezes é até desejável! Não temos que re-começar do zero, podemos simplesmente levantar de onde estamos, não funciona como um jogo onde quem perde deve retroceder ao início. E também não é doloroso - lembre-se de que evoluir é preciso e a dor da decepção é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Uma decepção dói demais porque sempre recebemos menos do que esperávamos receber ou vimos algo que não gostaríamos de ver. O fato é que nós criamos essa imagem otimizada do outro em nossa cabecinha de ovo... Mas o outro sempre agiu como ele realmente era, nós que estávamos cegos e não enxergamos! Novamente, nós fomos os responsáveis por nossa desilusão! Gente! Isso é cruel demais! Sadismo puro e explosivo...

Creio que você deva estar pensando em alguns momentos que te fizeram chorar... Re-vendo esses pequenos filmes em sua mente, talvez você se lembre de cada momento triste, de cada lágrima absorvida pela terra, mas o outro talvez não saiba o quanto te machocou e te fez chorar. Na verdade, nem teria como ele saber que te magoou. Ele provavelmente não te prometeu nada, você é que esperava receber alguma coisa!

Abrir os olhos de vez em quando nos ajuda a enxergar, falar nos ajuda a sermos compreendidos. Se você, assim como eu neste momento, se sente magoado, abra o jogo com quem te magoou. Fale sobre o que você sente e aja de modo transparente, pois assim agem os guerreiros da luz - aqueles que tomam como verdade seu modo de vida. Gostaria de terminar a conversa de hoje com uma citação da psicóloga Sandra R. da Luz Inácio que diz:

"Pense em tudo que está em sua volta e irá perceber que muitas verdades estão escancaradas à nossa frente, mas insistimos em não vê-las simplesmente porque não conseguimos 'decifrar a verdade pelos conceitos ultrapassados que insistimos em adotar em nossas vidas'. Nem tudo se pode ver. O que se sente sempre supera o que se vê. A decepção é uma delas."

Um beijo que conforte seu coração,


~ Bruno Matsushita ~

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre o sabá de Yule

Hylas and Nymphs, de John William Waterhouse



Saudações, bruxinhos e bruxinhas! Tudo bem com vocês?


Hoje falaremos um pouco sobre a celebração do sabá de Yule que acontecerá no dia 28 de junho, próximo domingo, as atividades se iniciarão às 11h00 e o término está previsto para 16h00. A celebração será inesquecível a todos que participarem do ritual, pois a Magia poderá ser sentida no ar quando o aroma de pinho perfumar todo o ambiente...

Abrirei as portas de minha casa para a celebração e comemoração do sabá que honra a Criança da Promessa da Primavera que retorna à Terra para espantar o frio do inverno. Farei um almoço caprichado pra galera (pô, qual é? Não quero ver ninguém caindo de fome...) e depois daremos início às atividades que incluem amigo secreto, artes divinatórias, informações sobre o sabá de Yule e Wicca além do ritual tradicional de Yule e uma meditação para reconhecimento de nossa criança interior. Para fechar com chave de ouro, conduzirei também um ritual de purificação na galera e quem quiser poderá receber uma massagem minha (essa é uma outra história que conto na semana que vem!).

Para participar do sabá, basta confirmar através do e-mail: workshops_wicca@yahoo.com.br ou pelo telefone (44) 8441 7820. Todos os participantes devem levar um presentinho para o amigo secreto que será sorteado na hora (então leve algo neutro e que você goste), um prato de doce ou salgado (para o almoço), incensos simpáticos ao Yule (pinho, madeira do oriente, cedro, noz moscada, canela, cravo), velas simpáticas ao Yule (amarela, branca ou laranja) e ir com o coração aberto para aprender e se entregar aos mistérios da Grande Mãe...

Conto com a presença de vocês e não esqueçam de ligar confirmando! Se faltar comida a culpa não será minha! Um beijo,


~ Bruno Matsushita ~

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bebidas mágicas para Yule

Tristan & Isold Sharing the Potion, por John William Waterhouse


Desculpem-me pela demora! Prometo não acontecer mais! As coisas andam meio caóticas nesse meio de junho (finais de ciclos são uma correria danada em minha vida, um daqueles momentos em que temos que atender o telefone, engolir a comida, dar atenção pro amigo que não está bem, responder um monte de mail, organizar eventos e gritar para o cachorro largar o chinelo!), logo, logo esse ciclo passa e tudo volta ao normal...
Como o prometido, vou colocar mais receitas para Yule. Hoje darei algumas receitas de bebidas mágicas que podem ser confeccionadas para o sabá de retorno do nosso Deus, a Criança da Promessa da Primavera. Não sei em outras partes do Brasil, mas está bem frio aqui no Sul! Como estamos todos agasalhados e não quero ver ninguém parar no hospital por hipotermia, aconselho sempre bebidas quentes para o sabá que celebra o solstício de inverno. Na postagem passada, dei algumas receitas, mas ficou para trás uma que eu simplesmente a-do-ro! Logo mais abaixo, algumas das minhas receitas preferidas:


Pão de gengibre com mel

Ingredientes:
200g de açúcar mascavo
200g de manteiga
4 colheres (das de sopa) de mel
200g de farinha de trigo
1/2 colher (das de chá) de fermento em pó
1 colher (das de sopa) de gengibre ralado
4 ovos
2 colheres (das de sopa) de gengibre cristalizado

Queime uma vela e um incenso na cozinha quando prepará-lo. Misture o açúcar, a manteiga e o mel numa forma e leve ao fogo baixo para derreter. Deixe esfriar e numa outra tigela, misture a farinha com o fermento e o gengibre ralado. Adicione a misture que foi ao fogo e os ovos, batendo bem. Adicione o gengibre cristalizado à massa e deite-a em uma forma quadrada untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo pré-aquecido por mais ou menos 50 minutos.


Vinho quente

Ingredientes:
1 litro de vinho tinto suave
1/2 litro de água
1 copo de açúcar mascavo
2 maçãs (vermelhas ou verdes) cortadas em cubinhos
Cravos da Índia
Canela em pau

Em uma panela grande, faça uma calda com o açúcar, a canela em pau e os cravos da Índia, mexendo bem. Acrescente o vinho tinto, a água e a maçã, deixando cozinhar até a maçã amolecer um pouco. Sirva quente nas celebrações de Yule.

Chocolate quente

Ingredientes:
1 litro de leite
6 colheres (das de sopa) de chocolate em pó
6 colheres (das de sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (das de sopa) de coco ralado
1 colher (das de chá) de canela em pó

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo, deixando ferver. Caso use achocolatado ao invés de chocolate em pó, utilize 12 colheres (das de sopa) do achocolatado e não acrescente o açúcar, já que ele já vem adoçado. Essa bebida fica uma delícia e eu sempre faço aos fins de semana para aquecer e estimular a energia da prosperidade!


Beijos a todos e logo, logo coloco outras receitas!


~ Bruno Matsushita ~

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Receitas mágicas para Yule


Saudações, galera!

O workshop aqui em Maringá sobre magia com velas foi demais! Nem o frio espantou os maringaenses! Tenho que agradecer mesmo os bruxinhos que puderam ir, pois sei o quanto é difícil encontrar pessoas dispostas a aprender magia num domingo de frio – ótimo pra ficar em casa! Valeu, eu amo muito vocês! As fotos e outras fofocas do dia eu posto depois,valeu?

Hoje vamos dar um rasante no tema bruxaria de cozinha. Eu sempre fui fascinado por essa técnica de Magia que os resultados não me deixa mentir sobre sua eficácia. A bruxaria de cozinha trabalha sob o princípio de que os alimentos possuem uma energia e essa energia pode ser despertada através da ritualização (consagração) dos alimentos. Há muitas outras coisas a falar sobre a arte da bruxaria de cozinha, mas vamos nos ater à parte prática! Outro dia a gente fala mais sobre ela.

O ritual de Yule que realizaremos na noite do dia 20 de junho ou na tarde do dia 21 de junho (ainda estamos vendo o melhor local e, em decorrência dele, o melhor horário e dia, mas eu aviso por aqui!) exigirá dos participantes algumas coisas, entre elas: um prato de doce ou salgado com comidas relacionadas ao Yule. Abaixo, algumas receitas:


--------- ) o ( -------


Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)
900g de farinha de trigo
240g de açúcar branco
60g de margarina
1 colher (das de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (das de chá) de fermento em pó
1/2 litro de leite
1 ovo

Misture a margarina na farinha e depois o ovo e os outros ingredientes secos. Abra um buraco na massa e coloque o leite e o extrato (ou essência comestível) de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea, lisa e sem caroços. Deixe a massa repousar por aproximadamente duas horas e estique-a em uma superfície lisa com um rolo de macarrão. Corte com uma xícara de café para que os biscoitos fiquem redondos e, com um palito de dente, faça raios de saem do centro do biscoito, imitando os raios solares. Pincele com gema de ovo e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e farinha de trigo e leve ao fogo médio até assar.


Bolo de Yule

1 xícara de mel
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de iogurte
Casca de um limão ralado
1 pitada de manjericão
1 colher de sobremesa de fermento
2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal e com casca


Bata bem o mel, o açúcar e a manteiga, acrescentando posteriormente os ovos. Misture a farinha de trigo e os outros ingredientes da receita (exceto as maçãs). Unte com uma forma com manteiga e polvilhe-a com uma mistura de açúcar e canela em pó, colocando em cima dessa mistura as rodelas de maçã e, sobre elas, a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido para assar.


Molho de amendoim dourado
1/2 xícara (das de chá) de cebola picada
3 xícaras (das de chá) de água
1 xícara (das de chá) de manteiga de amendoim
1 colher (das de sopa) de margarina
1 colher (das de sopa) de suco de limão
2 colheres (das de chá) de curry
1/2 colher (das de chá) de pimentas vermelhas secas e picadas

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola até ela ficar translúcida. Acrescente a água e a manteiga de amendoim, mexendo até ficar com uma textura fina. Adicione os demais ingredientes e sirva quente. Este molho acompanha frango cozido ou assado, carne bovina e de porco. Sirva-o com arroz temperado com ervas frescas.


Canja de galinha para Yule
1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).


Sopa de tomate
1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado

Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.


--------- ) o ( -------



Essas são apenas algumas receitas mágicas que podem ser feitas em Yule e que o pessoal que for participar do ritual poderá levar. Caso encontre outras receitas, pode levá-las também e me mandem por e-mail que disponibilizo aqui no blog para o pessoal! É aconselhável acender na cozinha uma vela branca e um incenso de canela quando estiver preparando os alimentos de Yule.


Por hoje é isso e depois colocarei receitas de bebidas encantadas! Um beijo do bruxo!


~ Bruno Matsushita ~

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Agenda / JUNHO 2009

Auttum Vintage Festival, de Sir Lawrence Alma-Tadema

E eu estou ficando organizado! Tanto que algumas pessoas estão até estranhando! Para que vocês possam se organizar direitinho e participar de todos os eventos (palestras, encontros, workshops e rituais), todo começo de mês colocarei a agenda aqui no blog com a descrição ccmpleta de cada um deles e algumas notas dos seguintes. Abaixo, as descrições dos eventos de junho:


07 de junho de 2009 - Maringá (Paraná)
Workshop: A Magia das Velas

Se você não aguenta mais essa vida de pobre, quer encontrar um amor fiel, sentir-se protegido pela divindade e realizar todos os seus sonhos, eis que surge a melhor oportunidade - um workshop sobre magia com velas! As velas são canais fantásticos de realização e, se soubermos trabalhar corretamente com elas, poderemos realizar todos os nossos sonhos! Não perca a oportunidade de conhecer sobre:

- História e uso das velas na religião e na Bruxaria moderna;
- Uso ritualístico de cada vela (cor e formato);
- O poder de ondas eletromagnéticas no trabalho mágico com velas;
- Como trabalhar o poder pessoal;
- Como criar um altar mágico com velas;
- Quem são e como trabalhar com os elementais do Fogo;
- Energia das ervas, incensos, cores, cristais e óleos mágicos;
- Como criar mandalas astrais;
- Uso da tabela planetária e magia gráfica planetária;
- Rituais eficazes para quebrar feitiços, atrair amor, prosperidade, proteção e cura.

O workshop é apostilado e todos os presentes ganham uma lembrancinha confeccionada e encantada por mim, além de participarem do coffee break, três rituais, duas dinâmicas e uma vivência de harmonização com os espíritos do Fogo para que o trabalho mágico com velas e, consequentemente, com as salamandras, seja o menos arriscado possível.

Workshop: A Magia das Velas
Facilitador: Bruno Matsushita
Data: 07 de junho de 2009, domingo
Horário: 13h00 às 18h00
Local: Bloco 027, sala 007 da Universidade Estadual de Maringá - UEM (perto do ILG)
(Se não souber onde fica, nos encontraremos às 12h30 no estacionamento da UEM na Av. Colombo)
Investimento: 10 Reais




21 de junho de 2009 - Maringá (Paraná)
Encontro de celebração de Yule - Solstício de Inverno

Yule é o momento em que o Deus renasce da Deusa, ele é a Criança da Promessa da Primavera e já se encontra entre nós. A partir de Yule, ele vai crescendo forte e vigoroso espantando, aos poucos, o inverno. Gostaria de te convidar para celebrar comigo e outros bruxos esse momento mágico de instrospecção e renascimento. Venha, celebre e encante a tua vida!

Celebração de Yule
Data: 21 de junho de 2009, domingo
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá - UEM
O que levar: um prato de doce ou salgado, uma bebida não alcoólica, velas e incensos com motivos solares e um presentinho (neutro) para o amigo secreto.

Em breve colocarei algumas receitas mágicas sintonizadas com as energias de Yule e que poderão ser levadas no dia do encontro. Quanto ao presente, ouça sua intuição sobre o que levar, mas prefira sempre coisas neutras, pois sortearemos os nomes na hora.



Próximos eventos (confirmados)...

05 de julho de 2009 - Maringá, Paraná
Workshop: Elixir Mágico - O Poder da Magia de Dentro para Fora


--------- ) o ( ---------

Para marcar algum evento, workshop, palestra ou ritual comigo, é só verificar a disponibilidade e conferir os procedimentos enviando um e-mail para:

workshops_wicca@yahoo.com.br

--------- ) o ( ---------


E é isso, galera! Conto com vocês nesses dois eventos especiais! Beijos!

~ Bruno Matsushita ~

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Magia com velas

The Lady of Shalott, de John William Waterhouse

Boa tarde, minhas queridas e meus queridos leitores!

Hoje é um dia muito especial para mim - dia de estréia do meu blog! Gostaria de dizer que todos vocês são bem vindos a penetrar em meu mundo, que às vezes é meio caótico, mas ainda assim é sempre meu! Aqui poderemos aquecer nossos corações famintos por magia com bate-papo animado, troca de figurinhas, conhecimento dos mistérios da Bruxaria moderna e antiga e também a agenda de eventos que faço por aí (ou por aqui!) - e o que é melhor, sem estarmos numa fogueira!


Entre, relaxe e sinta-se em casa...

Para essa primeira postagem, gostaria de dividir com vocês um conhecimento sobre o trabalho mágico com velas. Devido sua simplicidade e eficácia, a magia com velas tem atraído muitos seguidores pelo mundo (especialmente aqueles que dizem não acreditar em Magia, afinal, que altar católico estaria completo sem velas?). Nesse sistema mágico, nós moldamos as energias de outro plano (espiritual ou mental) para que elas se manifestem em nosso plano (físico). Vamos dar uma olhadinha nos processos executivos de rituais mágicos gerais.


Quando realizamos um ritual no plano físico geramos uma forma-pensamento no plano mental. Se alimentarmos essa forma-pensamento através de rituais simples ou mentalizações, ela se transformará numa larva-mental. Quando essa larva-mental estiver mais concreta e densa (através de nossa mentalização ou rituais), ela se transformará numa larva astral, se manifestando por último em nosso plano físico. Basicamente, esse é o processo de manifestação de desejos de todo trabalho mágico.


No trabalho mágico com velas, tudo é possível! Amor, dinheiro, fartura, proteção, purificação... Não há limites! Desde que VOCÊ queira, tudo é possível, e não é “pecado” utilizarmos a Magia para atrair coisas materiais, uma vez que estamos num mundo material para aprender a lidar com coisas materiais! É o mínimo que se espera de nós! Mas atente ao fato de que não devemos usar a Magia para controlar ou prejudicar outras pessoas. É preciso ser ético, pois a Lei do Retorno está atenta às nossas ações...


Ao trabalhar com rituais, procure sempre manter o foco trabalhando com um objetivo por vez. Se não tivermos um objetivo concreto em mente, a energia se torna dispersa. Imaginemos a seguinte situação: você tem três bolas de tênis nas mãos e joga todas ao mesmo tempo contra a parede. O que acontecerá? Provavelmente nenhuma retornará à sua mão... Portanto, mantenha o foco ao trabalhar com velas.


Ao adquirir suas velas, antes de utilizá-las em um ritual, limpe-as fisicamente passando um pano úmido e energeticamente, passando-as sobre a fumaça de um incenso de olíbano. Esse trabalho é importante para retirar as energias que grudaram no corpo da vela, uma vez que ela foi manuseada por diversas pessoas até chegar em suas mãos.


Em breve, falaremos mais sobre esse assunto fantástico que é o trabalho mágico com velas, mas, por hora, colocarei um feitiço muito interessante que trabalha com essa egrégora.

--------- ) o ( -------

RITUAL DO AMOR ROSA

Pegue uma vela rosa e imante-a com um óleo apropriado. Segure-a no meio de suas mãos e diga: “Ó grande deusa do amor, Afrodite, conhecedora dos mistérios masculinos e femininos, eu a invoco! Compareça neste ritual me auxiliando e, sentindo a sinceridade de meu pedido, realize meu desejo!” Mentalize-se com o amor que deseja atrair. Sopre a vela do pavio até a base e acenda-a. Enquanto a vela queima, fortaleça seu feitiço com a mentalização. Repita esse ritual por nove sextas-feiras seguidas.

--------- ) o ( -------

Se você quer conhecer melhor o trabalho mágico com velas, tenho um convite pra te fazer! Dia 07 de junho de 2009, neste domingo, ministrarei o workshop "A Magia das Velas" aqui em Maringá, Paraná. O evento é apostilado, com rituais, dinâmicas, vivências, coffee break e todos ganham um presentinho meu neste dia. Em breve colocarei a descrição completa do evento, mas você já pode marcar em sua agenda!

Workshop: A Magia das Velas
Cidade: Maringá, Paraná
Local: Bloco 027, sala 007, UEM (perto do ILG)
Horário: 13h00 às 18h00
Investimento: 10 Reais.


E é isso, pessoal! Ah! Tenho mais uma coisa pra dizer! Acho que é desnecessário pedir pra tomar cuidado com incêndios e não colocar fogo na casa, mas achei melhor avisar... Se isso acontecer, além de matar todos os bruxos da sua cidade de vergonha, se te encontrar na rua, finjo que nem te conheço!

Beijos!

~ Bruno Matsushita ~